Conheça essas 5 ideias simples para ser mais produtivo no estudo em 2020

O que será que a gente pode fazer para tornar o estudo mais eficiente? Essa é uma pergunta feita por muitos e milhões de estudantes no Brasil todo. A gente foi atrás da resposta. E encontramos 5 ideias simples para ser mais produtivo no estudo.

Você pode aprender cada uma delas nas próximas linhas. Saiba que tudo é gratuito de ser aprendido. Afinal, o segredo é ter capacidade para mudar aos poucos. Essa mudança de hábitos é o que vai te favorecer a ter um estudo muito mais qualitativo e com resultados.

Você vai ver que não precisa ter o melhor notebook do mundo para estudar. E nem mesmo pagar os cursos mais caros do planeta. Por outro lado, o estudo requer muito de você, principalmente do foco e da concentração. Saiba mais.

1 – A noite de sono

Por mais que você tenha uma rotina agitada e vá dormir tarde da noite, saiba que a noite de sono é altamente importante para você. Ela vai influenciar não apenas no seu cansaço no outro dia, como também no estudo, trabalho, atividades físicas, etc.

Portanto, insira na sua rotina diária uma noite de sono bem dormida. Isso não quer dizer que você tenha que dormir por mais do que 8 horas por noite. Mas, você deve criar um hábito que agregue valor ao seu descanso.

ANÚNCIO

Se desconecte das tecnologias 30 minutos antes de se deitar. Evite comer alimentos pesados ou gordurosos demais. Tenha um lugar aconchegante para o seu descanso. Assim, saiba que isso tudo vai ser importante na sua produtividade do estudo.

Atenção

Muitas vezes, as pessoas estudam tanto, mas tanto que deixam de dormir. Aí, o resultado final é péssimo e elas ficam longe de ir bem nas provas finais. Portanto, nem sempre a quantidade de horas estudadas vai ser importante. Não tanto quanto as noites de sono bem dormidas.

2 – A lista do estudo

O que você vai estudar primeiro e em qual dia da semana? Fazer essa pergunta pode mudar tudo na sua rotina de estudos. Por isso, essa é uma das dicas para quem quer ter ideias simples para ser mais produtivo no estudo.

Então, comece por anotar os temas que você vai estudar. Anote também quando é a prova final. E quais os dias e horários da semana que você tem disponível para o estudo. A partir disso, você vai criar o seu cronograma de estudo.

Mas, por que isso é tão importante assim? Porque para manter a produtividade é preciso ter ideias e, depois, sincronizar elas com a sua rotina. Entenda que estudar sem objetivos não vai te levar a lugar algum porque você perderá a motivação rapidamente.

Saiba mais

Com uma lista de estudo ou um cronograma de estudo fica mais fácil você se organizar e se cobrar também. Até mesmo porque você vai precisar de alguns meses para colocar todo o estudo em dia, não é mesmo?

3 – O espaço físico para estudar

Não há regras sobre o espaço ideal para o estudo. A regra está em saber montar o seu espaço ideal. Até mesmo porque cada pessoa, cada estudante tem suas particularidades. Uns gostam de um ambiente mais claro e outros, mais escuro.

O importante é ter um ambiente que aumente a sua qualidade e produtividade no estudo. Agora, há dicas que seguem o que a maioria das pessoas gosta mais. Por exemplo: ambiente climatizado com ar-condicionado, luzes mais claras e silêncio.

Além do mais, há de se pensar também nos materiais que serão usados nesse ambiente. É sempre bom ter um dicionário, canetas, papéis, post-its e outros acessórios. Quanto ao celular e notebook, você pode ter também. Desde que usados de forma inteligente.

Dica!

Ah, e tem uma dica bem interessante aqui que é pouco falada no mundo dos estudos, mas pode fazer a diferença para você. Tenha uma foto da sua esposa, filhos ou família sempre por perto. Isso é importante para te manter motivado.

Conheça essas 5 ideias simples para ser mais produtivo no estudo em 2020

4 – As partes mais importantes

A próxima das ideias simples para ser mais produtivo no estudo tem a ver com você selecionar aquelas partes que são mais importantes. O erro maior dos estudantes é querer fazer tudo de uma só vez ou começar pelo mais difícil.

O ideal é que você separe tudo o que precisa ser feito, como está no tópico 1. Depois, você comece por aquilo que é realmente mais importante para você. Estabeleça as prioridades e isso vai te ajudar muito a se manter sempre com o estudo em dia.

Em casa

O mesmo vale para o ambiente de trabalho ou as tarefas de casa. Mesmo que você tenha muita coisa para fazer, sempre opte por começar por aquilo que é prioridade. Inclusive, isso vai fazer muita diferença na hora de você não acumular tantas tarefas de uma só vez.

5 – O cuidado com as distrações

Para terminar o conteúdo, saiba que as distrações podem te atrapalhar e muito. Aliás, a gente já falou um pouco sobre elas nos tópicos anteriores, mas não com muita ênfase. Então, considere que é preciso ter muito foco.

Assim sendo, o mais difícil de estudar de casa ou de estudar online é manter o foco. Isso porque sempre temos muitas distrações. E se você for alguém que se distraia facilmente, com certeza, terá um grande problema no futuro. Evite isso.

Para manter o foco, você precisa ter um objetivo muito bem traçado e com um plano de estudo bastante efetivo. Além da motivação. Por isso, esse é o segredo para estudar de forma produtiva daqui para frente.

ANÚNCIO