Aprenda como melhorar a gestão de desempenho da equipe

Com base na maturidade da sua equipe, das diretrizes da empresa e das práticas atuais de gestão, o seu negócio ou o seu setor pode ter sucesso. Por isso, há sempre uma busca por melhorar a gestão de desempenho da equipe.

Sendo assim, quando falamos em mudanças, parece que todo tempo é pouco demais. No entanto, criar um processo colaborativo não é tão complicado assim. O fato é que isso tudo é necessário para acompanhar as mudanças do mercado.

Mas, como fazer esse melhoramento? O que mudar? Quando saber a hora certa? A ideia desse artigo sobre gestão e empreendedorismo é dar uma ideia geral sobre o que o líder ou o empreendedor precisa considerar para manter um bom desempenho dentro da empresa.

O investimento na gestão

Um ponto comum em todas as organizações é o que diz que investir na gestão de desempenho da equipe é prioridade. O motivo para isso é que trará grandes resultados com pessoas alinhadas e engajadas.

A ideia é que esses colaboradores possam se sentir parte do jogo e não apenas um peão no tabuleiro de Xadrez. Como fazer isso? Com líderes mais próximos dos seus liderados, com a definição de metas mais rápidas e precisas. Além da busca pelos resultados e entregas.

ANÚNCIO

Só que antes de fazer esse investimento, entenda o que se espera da gestão de desempenho. Não se espera nada menos do que ter clareza do que se quer e como isso deve ocorrer na empresa.

Para investir certo, comece por ouvir as lideranças, os funcionários e as pessoas chave. A partir de então crie um plano de ação focado nas práticas de gestão de desempenho que se encaixem com o perfil da sua empresa.

O passo a passo

A partir da compreensão da importância desse investimento, considere que depois vem um passo a passo que não é complicado, só que precisa ser considerado, já que todas as etapas são importantes.

Planejamento

Dessa forma, comece por montar um planejamento pensando na gestão e na obtenção de novos talentos. Para isso, a dica é sempre se basear em pilares, como: alinhamento, desenvolvimento e reconhecimento dos funcionários.

Assim, a organização vai começar a caminhar no sentido do alto desempenho. Lembrando que vai ser importante que todos os seus membros saibam para onde ela vai e quais são seus painéis nessa jornada.

Para isso, ter uma missão e uma visão muito claras é imprescindível. E sem deixar de lado o propósito, que na maior parte das vezes é muito mais do que dinheiro.

O fato é que se a sua empresa não existir por um propósito maior do que os lucros dos seus acionistas, a chance de encontrar bons resultados pode ser mais baixa do que você imagina.

Metas

As metas devem ser públicas, claras e sinceras. Desse modo, todos os funcionários devem ter acesso a elas. Inclusive, eles devem estar motivados para alcançá-las.

De modo geral, as suas metas devem ser pensadas em conjunto com todo os colaboradores. Mas, não é só isso. Também precisam gerar resultados de tempos em tempos e serem revisadas periodicamente.

Por último, sobre as metas, saiba que um dos grandes benefícios delas é o efeito educativo, seja na sua definição, no seu acompanhamento ou na sua análise.

Treinamentos

Mais uma das formas para gestão de desempenho da equipe é pensar em treinamentos. E isso não precisa ser aquele investimento super alto, com especialistas de Harvard e cursos in company. Você pode pensar em opções internas mesmo, que agregam muito mais valor.

Por exemplo, o líder deve estabelecer prioridades, dar feedbacks e feedforwards. Inclusive, pode ser o responsável pelos treinamentos periódicos sobre determinados produtos, serviços ou resultados.

Aprenda como melhorar a gestão de desempenho da equipe

Aliás, esse tipo de desenvolvimento já está incluso no custo das pessoas e é a ferramenta mais potente quando o assunto é a gestão de empresas.

Essas conversas entre líder e liderado, chamadas de check-ins, devem acontecer pelo menos 4 vezes por ano. Portanto, quando ouvir a palavra “treinamento”, comece a entender esse novo conceito, que é mais barato e muito mais positivo.

Reconhecimento

Já falamos um pouco disso, mas não tanto como gostaríamos. Saiba que tão importante quanto alinhar as suas metas é motivar o funcionário a ser mais produtivo e entregar mais resultado em menos tempo e com mais qualidade.

Parece algo impossível de ser feito, mas não é. Isso porque o reconhecimento pode ocorrer em várias formas, mas duas delas são mais famosas.

Veja quais os 4 melhores cursos de pós-graduação online para administradores

A primeira é no dia a dia, através de elogios, preferencialmente ligado aos valores da empresa e muitas vezes públicos. Outra maneira é por meio de reconhecimento estruturado, ou meritocracia, que pode resultar até em pagamento de bônus, por exemplo.

ANÚNCIO