Conheça 8 fórmulas de física para o Enem

O Enem é o Exame Nacional do Ensino Médio. Todos os anos, as provas do Enem movimentam o país. Afinal, essa é uma das principais portas de entrada para a faculdade – inclusive, dá para estudar de graça a partir do Enem. Então, conheça algumas fórmulas de física para o Enem.

Isso porque física é um dos temas mais comuns de todas as provas. Logo, mesmo que você não goste muito do assunto, saiba que vai ser importante ter conhecimento sobre ela. E saber esses macetes vai te ajudar muito a fazer as contas na hora da prova.

As fórmulas abaixo são aquelas que costumam ser mais usadas, sendo: aceleração, velocidade final, velocidade inicial e até mesmo o deslocamento. A partir disso, você pode criar a sua forma de pensar e memorizar tais regrinhas.

As 8 fórmulas de física

Considere ainda que a mecânica é uma área da física que também é bastante cobrada nas provas do Enem. Logo, entre os anos de 2009 e 2018 ela representou mais de 30% de todas as questões de física do Enem. Por isso, as fórmulas abaixo têm a ver com essa área também.

Para quem não sabe, a física mecânica é o estudo dos movimentos e do estado de repouso de corpos. Assim, é uma área que explica os movimentos.

ANÚNCIO

1 – Velocidade Média

Uma das fórmulas de física para o Enem é aquele que é para lembrar da fórmula. Essa informação é uma das mais usadas pelos alunos e, quase sempre, é lembrada nas provas do Enem. Logo, é importante aprender.

Mas, antes, considere que a fórmula é “a velocidade do corpo em relação ao seu deslocamento em um período específico de tempo”. Então, o resultado é: Vm = s / t.

Sendo que S é a variação de espaço, T é a variação de tempo e o Vm é a velocidade média.

2 – Calorimetria

Esse é outro assunto bastante cobrado nas provas do Enem. Ele tem a ver com os fenômenos da transferência de energia, no caso, o calor. A principal fórmula usada é sobre a quantidade total de calor em um determinado corpo.

A fórmula é bastante simples: Q = m X c X t. Logo, Q é a quantidade de calor sensível, C é o calor especifico da substancia em forma de corpo, M é a massa do corpo e T é a variação da temperatura.

3 – Segunda Lei de Newton

Você já deve ter ouvido algo como “a força resultante exercida sobre um corpo deve ser igual ao produto da massa do corpo pela sua aceleração”, não? Essa é a Lei. Então, a fórmula para isso é a seguinte: Fr = m X a.

Bem fácil, né? Logo, Fr é a força resultante, M é a massa do objeto e A é a aceleração.

Aliás, pode ter certeza que essa segunda Lei de Newton vai cair na prova – porque sempre cai, de uma forma direta ou indireta. Então, nada como estudar bem e ter esse macete na ponta da língua ou do lápis, né.

4 – Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)

A próxima das fórmulas de física para o Enem é o famoso MRU. Para quem não se lembra, é aquele movimento constante, que não tem variação de velocidade e corre em linha reta. O melhor exemplo é quando um corpo corre em pista reta.

A fórmula é a seguinte. S = So + V x T.

Sendo que o S é o espaço final, So é o espaço inicial, V é a velocidade e T é o tempo. A partir dessa conta aí você consegue calcular o movimento de um corpo ao longo de uma linha reta, sendo que a velocidade deve ser constante.

5 – Pressão

Também existe uma fórmula para calcular a pressão, que é a força aplicada sobre uma área. A conta ajuda a resolver várias questões, sendo que é bastante citada no Enem. Já caiu por exemplo a pressão quando se aplica um prego na parede.

A fórmula serve para a pressão de líquidos e gases também. P x V = n x R x T.

Logo, P é a pressão, V é o volume, N é o número de mols, R é a constante dos gases perfeitos e T é a temperatura.

6 – Empuxo

Para quem não sabe, empuxo é a força constante exercida sobre um corpo. Isso é bem explicado quando a gente entra na piscina e sentimos o corpo boiando. O conceito é chamado também de Princípio de Arquimedes.

A fórmula é a seguinte. E = d x V x g. Logo, E é o empuxo, D é a densidade, V é o volume deslocado e G é a aceleração da gravidade.

fórmulas de física para o Enem

7 – Eletricidade

O campo elétrico se relaciona com assuntos com o circuito elétrico. Em questões do Enem, os assuntos têm relação também com o transporte da corrente elétrica e as funções de conjuntos de elementos.

V = R x i. Essa é a fórmula, que é bem mais simples e significa que V é a velocidade, R é a resistência elétrica e I é a intensidade da corrente elétrica.

Sobre o Enem, leia também:

8 – Equação de Torricelli

Essa equação é para saber o movimento uniformemente variado, sendo que também dá para saber o tempo gasto. Logo, no Enem é usada também para conhecer a velocidade de um móvel – desde que o tempo seja conhecido.

V² – V0² + 2aES

Sendo assim, V é a velocidade final, V0 é a velocidade inicial, A é a aceleração média e ES é o deslocamento.

ANÚNCIO