Saiba por que a faculdade particular pode ser uma boa ideia para você

Tem muita gente que não fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou que decidiu agora mesmo que vai cursar uma faculdade. Aí, sem a prova do Enem, a saída fica sendo as universidades particulares. Mas, será que elas são boas alternativas para a graduação?

A verdade é que elas são muito bem vistas, inclusive, pelo próprio mercado de trabalho. Até mesmo porque o aluno sai de lá muito bem preparado para atuar em vários cargos. E é isso que as empresas buscam: pessoas interessadas, preparadas, qualificadas e dinâmicas.

Por isso, se você ainda não encontrou a vaga de emprego ideal para você ou se está pensando em continuar os estudos, considere os benefícios da faculdade particular aqui no Brasil.

Ensino para o mercado de trabalho

Uma das vantagens da faculdade particular frente ao ensino público é que ela é bem mais voltada para o mercado de trabalho. A ideia é preparar o graduando para atuar em alguma função ou cargo disponível nos dias atuais.

Dessa forma, para quem está em busca de uma vaga de emprego, a faculdade particular é sim uma ótima ideia. Até mesmo porque a grade curricular e a rede de contatos que se faz lá tem esse viés mercadológico.

A combinação das disciplinas para cada curso é pensada a partir de uma teoria e vai até a prática, sendo que sempre há formas de apresentar os resultados e tornar os estudantes verdadeiros profissionais competitivos para o trabalho.

Corpo docente com professores capacitados

Se por um lado a gente tem uma realidade na faculdade pública formada por professores que estão lá por muito tempo, saiba que isso é bom pelo lado da didática, mas acaba pecando na hora de trazer a atualização que o mercado de trabalho exige.

Assim sendo, na faculdade particular o que se tem são professores capacitados e que possuem experiências no mercado, seja como empreendedores, como funcionários, como mestrando, etc. Além do mais, os professores precisam seguir normas e cartilhas de cada universidade.

Em caso contrário, com quando há muita reclamação, eles acabam sendo dispensados e isso é bom porque seleciona ainda mais os profissionais.

Diferente da faculdade pública, onde o professor tem pouquíssima chance de ser demitido, mesmo que seja um professor que não saiba aplicar a teoria na prática para o seu aluno aprender.

Infraestrutura moderna e atualizada

Por último, a gente também pode considerar que temos um investimento muito mais dinâmico nas faculdades particulares. Isso vale para questões que se relacionam com os laboratórios, ambientes climatizados, equipamentos, segurança, etc.

É muito frequente encontrar essas escolas privadas fazerem investimentos anualmente, seja para consertar, atualizar, mudar, trocar ou comprar novos produtos. Inclusive, dá para pensar nas bibliotecas que, em sua maioria, já são digitalizadas.

Além do mais, estamos falando do século 21, onde a tecnologia tem sido uma opção para melhorar e trazer mais comodidade para o estudo. Na escola particular dá para usar diversos recursos multimídia, coisa que é bem precária em lugares que depende de recursos do governo.