Aprenda as 4 etapas para planejar um trabalho acadêmico

Na hora de planejar um trabalho acadêmico, o que você costuma considerar? O quê, você não faz um planejamento? Isso é bem importante para que o seu trabalho seja bem feito, bem construído e com qualidade. Tanto é que todo especialista recomenda o planejamento.

E foi pensando nisso que a gente conseguiu encontrar 4 etapas imprescindíveis para ter um planejamento de um trabalho acadêmico bem construído. Se você ainda não se planejou ou não sabe por onde começar, continue lendo que vamos trazer algumas diretrizes.

Aprenda as 4 etapas para planejar um trabalho acadêmico

Para mostrar que a gente vai ser bem objetivo neste conteúdo, já vamos adiantar aqui quais são essas etapas ditas como imprescindíveis. Anote aí: a sua preparação sobre o tema, a sua elaboração do plano, a sua investigação e, para terminar, a organização do material. Agora, saiba sobre cada uma das etapas.

1 – A preparação do tema escolhido

Nessa primeira parte, você tem que considerar algo como “conhecer território”. Aqui, o legal é verificar a relevância do seu tema, sendo que isso depende de uma série de fatores, inclusive, depende também do seu tipo de trabalho acadêmico, que pode ser monografia, tese, etc.

Outra coisa é pensar na ideia de qualidade e quantidade, que é a sua metodologia que será usada. E, por último, vale pensar sobre as subcategorias que podem ser usadas, como pesquisas, experimentos, teorias, etc.

PROPAGANDA

2 – A elaboração do seu plano de trabalho

O segundo ponto é ter um plano de trabalho. E isso nada mais é do que limitar, o máximo possível, o seu foco e os seus objetivos quanto ao tema. Todo mundo concorda que ter um tema aberto demais não é viável… Então, foque!

Outra recomendação sobre isso é que você pode criar um cronograma para cada etapa que será realizada. E aí, inclua nisso o prazo de conclusão, obviamente. Esse norte é o que vai garantir que o seu estudo fique nos eixos e você não se perca em um mundo de informações.

3 – A investigação sobre o tema estudado

A terceira etapa do planejamento de um trabalho academia é justamente investigar, profundamente, o tema. E isso não depende do tipo de trabalho que será. Em todos os casos, a investigação se faz necessária. Mesmo porque ela serve para analisar o tema e interpretar as ideias.

O mais interessante aqui é você começar a dar os primeiros passos na sua pesquisa. Que podem ser feitas em bibliografias já publicadas ou mesmo indo em campo, atrás do que você julga relevante para o seu trabalho.

4 – A organização do material de pesquisa

Por fim, para terminar a sua parte de planejamento, a gente tem a organização do seu trabalho. É uma coisa que vai acontecer automaticamente, se você cumpriu as 3 etapas anteriores, o que pode ser positivo para você.

Mas, aqui vale pensar além. Dá para pensar, por exemplo, na estrutura do seu trabalho e também na ordem dos elementos. É preciso considerar também que existem normas a serem cumpridas, inclusive, dentro da sua instituição de ensino.

PROPAGANDA