Relacionamento, necessidade, produto e pós-venda: conheça as etapas de uma venda

Existem muitos especialistas focados no mundo dos negócios, no empreendedorismo, no lançamento de produtos e em vendas online. Mas, praticamente todos concordar em dizer que para lucrar é preciso reconhecer todas as etapas de uma venda.

Você conhece e reconhece isso? Saiba que elas já estão listadas no título deste conteúdo: relacionamento com o cliente, as necessidades dele, a apresentação do produto ou serviço e o pós-venda. Só que não basta conhecer os nomes, tem que saber como isso tudo funciona, né.

Logo, considere que para isso você também tem que saber sobre as áreas onde isso se aplica. Assim, vamos usar a etapa da pós-venda como exemplo. Veja, é importante que o vendedor saiba o que acontece com o cliente depois que ele leva o produto ou serviço para casa.

Interessante isso, não é mesmo? Então, continue lendo para saber mais sobre as etapas. Tem um tópico no final que é bem legal e fala sobre a importância de estar sempre estudando. Seja o mercado, o público, o produto, tudo.

Por que considerar as etapas

Alguns vendedores têm o péssimo hábito de não entrar na área de negociação e isso atrapalha muito a venda dele. Como assim? Não é raro encontrar vendedores que ficam perdidos quando vão fazer a apresentação do produto e não sentem o ‘cheiro de fechamento’.

ANÚNCIO

Geralmente, fazem isso ao usar as famosas frases repetidas que a maioria dos vendedores gostam de usar. Quais são elas? “Mais alguma dúvida? ”. Esse exemplo poderia ser trocado por outra frase, que fosse mais humana, mais empática e menos mecanizada.

Por isso, temos aqui a importância da comunicação para quem quer conhecer etapas de uma venda. A comunicação não é uma etapa. Mas, ela está presente em todas as etapas. Desde o começo até quando a venda é feita.

Entendendo as etapas

Pode parecer bobagem, mas saiba que entender as etapas vai ser importante para você conseguir vender mais daqui para frente. Comece a se perguntar sobre o produto e o cliente:

  • Como usaria este produto?
  • Isso torna o que mais fácil?
  • Ajuda a economizar tempo?
  • Tem um bom custo-benefício?

“Se o interlocutor olha para cima para cada pergunta e faz um sinal com a cabeça como se dissesse sim ou movesse a cabeça de um lado para o outro e emitisse uma mensagem corporal agradável como um sorriso, parabéns! Você vendeu”.

A frase é do especialista Walter Córdoba. Mas, então, como entender cada uma dessas etapas? A gente vai explicar isso no tópico abaixo de forma muito simples. Entenda que você não tem que ficar apenas na teoria, já que o mais importante é usar isso na prática.

As etapas de uma venda

A nossa ideia com esse tópico não é ficar falando detalhe por detalhe sobre como funcionam as etapas. Ao contrário, queremos ser breves. Mas, entenda que você pode continuar estudando esse assunto posteriormente. O nosso intuito é resumir.

Relacionamento – O seu relacionamento com o cliente tem que começar desde cedo, antes da venda. Mas, saiba que mais importante do que o tempo é você ter uma boa relação. Então, não seja aquele chato que envia e-mail 5 vezes ao dia. Mas, também, não deixe de enviar.

Necessidade – Se você manter uma boa relação com o cliente vai ver que ele tem alguns problemas que podem ser solucionados por você. É o que o mercado chama de conhecer a dor do cliente. Isso te ajuda a criar produtos, campanhas e uma comunicação mais assertiva.

etapas de uma venda

Produto – Obviamente, mesmo que você conheça muito bem o seu cliente, você também deve conhecer o seu produto. Ou você vai acabar tendo problemas em vender. Por mais empático e gente boa que o cliente é, ele vai querer conhecer o produto antes de comprar.

Pós-venda – Para terminar as etapas de uma venda, o pós-venda, que tem feito a diferença na vida de muita gente, de muita gente. Você continuar mantendo uma boa relação com o cliente pode te ajudar a fazer novas vendas depois. Em caso contrário, ele pode esquecer de você em pouco tempo.

Lucas Atanazio Vetorasso, do Grupo ATNZO, conclui: “O seu negócio não é o que você vende, é para quem você vende. Entender de pessoas é fundamental para o sucesso nos negócios.

Continue estudando…

Além de todas essas dicas que trouxemos aqui, há outra que vale para tudo na vida: estudar. Desde o histórico da empresa onde está até o produto ou serviço que será vendido. E isso também é consenso entre os especialistas da área.

Com conhecimento atualizado, a sua chance de se concretizar uma venda aumenta consideravelmente. Logo, você começar a ter uma própria garantia de que o cliente estará satisfeito com a sua marca e o seu produto.

Portanto, se há uma última dica importante aqui é: prepara-se muito para começar a vender. E saiba tudo sobre o seu produto, entenda que você precisa entregar mais que um produto ou serviço.

O cliente precisa gostar de você e sem que isso seja pessoal, mas profissional. Ele tem que confiar em suas opiniões, sugestões ou indicações. Porque isso é o que vai garantir a sua venda hoje e amanhã.

Conheça 5 soluções tecnológicas para empresas que vão bombar neste ano

Plano de Carreira!

Agora sim, para terminar: tem em vista que investir no próprio desenvolvimento pessoal é outra maneira de demonstrar a sua evolução para o mercado.

“A construção de uma imagem profissional vencedora e de sucesso começa nos detalhes, hábitos, comportamentos e atitudes. Atualmente, é impossível separar a vida profissional da pessoal, está tudo praticamente na vitrine com as redes sociais”.

“Tenha cuidado, atenção e principalmente evite excessos, pois reverter uma imagem negativa é muito complexo”, aconselha Roberto Vilela.

ANÚNCIO