Saiba mais sobre esses 3 segredos para estudar à distância e não desistir

O estudo à distância é visto por muitos educadores como uma das maravilhas do mundo. Porém, tem muita gente que começa a estudar dessa forma e acaba desistindo. Existem muitas explicações para isso e uma delas é o fato de não terem criado um bom ambiente de estudo.

Pensando nisso, a gente viu que o estudo à distância pode dar certo para muita gente. E quanto mais cuidado se tem com isso, maiores as chances de isso realmente fazer sentido e surgir efeitos positivos. Por isso, a gente foi em busca dos segredos do ensino EAD.

Saiba mais sobre esses 3 segredos para estudar à distância e não desistir

No fim, a gente conseguiu selecionar 3 dicas muito valiosas para você que está nesse processo e não quer ser mais um dos desistentes. Para se manter firme no propósito é preciso tomar cuidado. E você pode fazer isso quando souber esses 3 segredos. Leia!

1 – Ambiente

O primeiro segredo é sobre o ambiente. Se você pega o celular, deita no sofá e acha que isso é estudar. Errado. O estudo tem que ser levado à sério, ainda mais quando se fala de cursos online, que tem certificados, provas, ensinamentos, metodologias…

Por isso, qual é a dica? Simples demais: crie um ambiente propicio para o seu estudo. Não importa se vai ser na sala, no quarto, nos fundos. O importante é você ter o seu espaço de estudo, com mesas e cadeiras que te confortem e não te faça ter sono, como o sofá.

Outra coisa é pensar nos equipamentos. É preciso ter um computador ou notebook que funcione bem e uma internet boa também. Além disso, mouse, teclado, caixas de som, câmeras… Tudo isso pode fazer a diferença para você não desistir.

E, por último, considere até mesmo a claridade do lugar. Lugares muito escuros não são recomendados. Nem mesmo muito quentes.

2 – Conexão

A segunda coisa importante tem a ver com a conexão. A gente citou a internet no tópico acima, mas não falamos tudo. Aqui, o ideal é você entender que a sua conexão com a internet é um dos requisitos para o estudo online dar certo.

Assim sendo, considere a velocidade da sua internet e opte pela conexão via cabo de rede. O uso de wi-fi é melhor do que a internet de dados móveis, como 3G, 4G e 5G. Porém, não é melhor do que o cabo. Além do que o cabo é mais confiável e mais rápido.

Então, se você tem videoaulas para ver e ouvir, se tem PDFs para abrir e não quer que a sua internet fique travando, comece a estudar a sua velocidade de internet e também a sua conexão, ok?

3 – Disciplina

Por último, como não poderia ser diferente, saiba que o estudo à distância é bem diferente do estudo convencional, em sala de aula. Isso requer do aluno um posicionamento diferente também. Aqui incluímos a disciplina.

Você tem que ter objetivos, metas, cronogramas e muita determinação. Não importa se está estudando para concursos, provas ou qualquer outro motivo. O fato é que dá para estudar online sim. Isso é mais barato, mais cômodo e pode ser ótimo para você.

Agora, todo cuidado é pouco para evitar distrações e desistências. Será que você está preparado para ser um aluno online?