10 escolas para quem quer fazer intercâmbio na Irlanda

Se você está em busca de um intercâmbio na Irlanda, este texto é para você. Aqui vai ver como fazer intercâmbio para a Irlanda e onde se inscrever online para essas oportunidades.

Existem muitas informações fáceis de ser acessadas na internet, no entanto, nem sempre conseguimos encontrar quais as escolas que oferecem bolsas de estudos (parciais ou integrais) para brasileiros.

10 escolas para quem quer fazer intercâmbio na Irlanda

Nesse artigo, você vai conhecer 10 delas.

O que é um intercâmbio

Atualmente, diz-se intercâmbio para quase todas as ações de ir estudar em outro país. Originalmente, intercâmbio estudantil, educacional ou cultural quer dizer a troca, entre países, de estudantes.

Essa troca é feita por um período (3 ou 6 meses ou um ano) com o intuito de que ambos alunos aprendam novas línguas, estudem em outro país e conheçam novas culturas.

Com a globalização, esse termo tornou-se mais genérico.

Em 2018, a Belta (Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio) mostrou que 302 mil estudantes brasileiros estavam estudando no exterior.

Entre os destinos mais procurados pelos educandos estão os Estados Unidos, Reino Unido, Nova Zelândia e Irlanda.

Vantagens do intercâmbio na Irlanda

Embora algumas cidades sejam mais caras que a outra e a moeda seja o Euro, os preços são acessíveis quando falamos de hospedagem, alimentação e transporte.

De acordo com o ranking Cost of Living Index 2018, Dublin é considerada a 36ª cidade com o melhor custo de vida.

A língua inglesa é um dos idiomas oficiais da Irlanda. Quem deseja adquirir fluência, encontra na Irlanda as melhores oportunidades de estudo, de emprego e também de experiência.

O país recebe estudantes do mundo inteiro e possui escolas que são referência mundial no ensino da língua.

Se você, além de estudar, quer muito conhecer a Irlanda e passear por diferentes cidades, saiba que isso existe na Irlanda também, que é uma ilha extremamente pequena.

E, por isso, suas cidades são muito próximas e igualmente pequenas.

Como fazer intercâmbio na Irlanda?

Se você vai fazer intercâmbio na Irlanda, saiba que as regras para tirar vistos de estudo e trabalho são mais brandas.

É uma forma de o país incentivar a vinda de estrangeiros qualificados.

Com o visto de turista ou apenas de estudante, somente para passeio e permanência abaixo de 3 meses, o visto é desnecessário.

Se você for trabalhar na Irlanda, isto é, ter uma renda no país (qualquer que seja ela), aí terá de tirar o visto de Estudo e Trabalho.

Uma vez que se você morar no país por conta do seu trabalho ou estudo, passará a participar da população economicamente ativa dele.

10 escolas na Irlanda

As cidades mais procuradas como estadia dos educandos são Dublin, capital do país, Cork, com alto desenvolvimento na área de TI, Limerick, cidade mais jovem e Galway, no litoral.

As melhores escolas para se fazer intercâmbio na Irlanda são:

  1. Galway Cultural Institute
  2. Emerald Cultural Institute
  3. DCU – Dublin City University
  4. International House Dublin 
  5. ACET Cork
  6. CEC – Cork English College
  7. Griffith College
  8. ISI Dublin
  9. Cork English World
  10. IBAT College Dublin