Descubra 3 alternativas para entrar na faculdade sem o Enem

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é considerado uma das principais portas de entrada para as faculdades públicas e particulares no nosso país. Mas, se você não fez o Enem ou não foi bem na prova, saiba que há outras alternativas que não usam a nota do Enem.

A gente fez questão de estudar e buscar as informações verdadeiras sobre essas alternativas. E acredite: há sim faculdades que podem abrir as portas sem a necessidade de um vestibular ou do Enem. Até mesmo porque o processo de seleção para entrada de alunos não é obrigatório.

O que você precisa considerar é que essas são formas autênticas de cada universidade e, portanto, as regras podem variar muito. A dica é buscar essas formas de ingresso e conferir se elas valem nas faculdades que estão mais perto de onde você mora.

1 – Prova Agendada

Atualmente, em todas as regiões do país, as universidades particulares podem fazer apenas provas agendadas para selecionar a entrada dos novos alunos. Quando os cursos são menos concorridos, isso costuma acontecer de forma natural.

Assim sendo, você só precisa ir até o local e agendar a sua prova, podendo respeitar as condições de dias disponíveis, assim como de horários, por exemplo.

Essa prova, inclusive, não é classificatória, mas sim eliminatória. A faculdade vai observar se você tem as condições mínimas para começar a estudar lá. E é comum que a prova seja feita, unicamente, a partir de uma redação com uma temática proposta.

2 – Programa de Avaliação Continuada

Descubra 3 alternativas para entrar na faculdade sem o Enem

Uma segunda maneira que se tem para entrar na faculdade sem precisar prestar vestibular e nem mesmo o Enem é através de alguns programas que existem em determinadas faculdades.

O que acontece é que essas escolas de graduação focam em alunos do ensino médio. E, ao final do ano letivo, eles proporcionam provas de avaliação, selecionando os melhores alunos e ofertando bolsas de estudos integrais e parciais.

Por isso, ainda que não seja um vestibular, nesse caso há o processo classificatório. Até mesmo porque são poucas as vagas ofertas em formato de bolsas para os alunos do ensino médio. De qualquer modo, é uma forma alternativa para entrar na faculdade.

3 – Novo Curso

A última dica que vamos dar aqui é para quem não está no ensino médio, mas sim para quem já fez algum curso de graduação. Aliás, mesmo que você não tenha feito o seu curso nessa faculdade, agora você pode tentar um novo curso lá.

Se você já tem graduação é bem provável que a faculdade te aceite sem vestibular. Em alguns casos, ela até pode te cobrar aquela prova agendada, que falamos no tópico 1. Mas, na maioria dos casos, para os alunos graduados, isso não é necessário.

Inclusive, se você estudou na mesma faculdade, as chances de entrar em um novo curso sem provas são maiores ainda. Sendo que você ainda poderá eliminar algumas matérias, isso se o seu novo curso tiver matérias parecidas ao do seu curso anterior, obviamente.