Veja como encontrar trabalho após os 50 anos

Trabalhar com mais de 50 anos pode não ser um desafio para quem já está inserido no mercado. Por outro lado, quem acaba sendo demitido ou está fora do mercado, existe sim um desafio.

A notícia boa é que mesmo após ter 50 anos dá sim para encontrar vagas de emprego hoje em dia em várias regiões do Brasil.

Veja como encontrar trabalho após os 50 anos

Abaixo você fica sabendo sobre esse novo mercado de trabalho que está surgindo, onde pessoas mais velhas não estão aposentando tão cedo. E fica sabendo também como buscar as oportunidades.

Por que achar um trabalho assim?

Um relatório muito recente do IBGE mostra que a longevidade do brasileiro nunca esteve tão alta: 76 anos. Com esse aumento na expectativa de vida, a aposentadoria precoce vai ficar no passado para sempre.

Temos pouco mais de 7 milhões de pessoas idosas aposentadas, sendo que 24% delas exercem alguma ocupação.

Ou seja, mesmo depois de se aposentar oficialmente, muitos brasileiros precisam continuar trabalhando ou optam por isso.

Então, se tem um mercado de trabalho para pessoas com mais de 50 anos, saiba que você pode ser uma dessas pessoas que ainda vão continuar atuando por mais um bom tempo.

Os desafios do mercado

Apesar de todas as facilidades que a tecnologia proporciona, encontrar em emprego após os 50 anos pode não ser tão simples assim.

Esses profissionais ainda esbarram no preconceito de contratantes e no alto número de jovens que estão concorrendo às mesmas vagas.

Um dos principais motivos é a baixa qualificação dessas pessoas.

Enquanto que as gerações mais novas acompanharam o desenvolvimento delas ou nasceram inseridas em um contexto tecnológico altamente desenvolvido, os nativos de antes de 1970 tendem a ter mais dificuldades com essas mudanças.

Outro grande empecilho é a dificuldade de se adaptar às novas tecnologias.

Como achar um trabalho?

Para driblar essas dificuldades e se destacar, aí vão algumas dicas.

Turbine o seu currículo: faça cursos livres que te coloquem em contato com algumas desas tecnologias, explore novas áreas, faça um curso de idiomas.

Participe das redes sociais ativamente: você precisa ser notado e encontrado. E nada melhor que fazer isso acontecer de forma virtual também.

Crie ou torne mais ativo um perfil no Facebook. Tenha um perfil no Linked, a principal rede sociais de empresas e profissionais do mundo. Por fim, tenha paciência e persistência.

Onde encontrar vagas nesses casos?

Se você tem mais de 50 anos e busca um emprego, temos algumas dicas para encontrar uma vaga de trabalho também.

Para começar, tenha um plano definido.

Não adianta aceitar a primeira vaga que aparece sem analisar os critérios a longo prazo. Seja claro (a) em seu planejamento e tenha foco.

Busque coisas em sua área ou atividades que lhe agradem. E, lógico, analise as questões salariais.

Plataformas online de anúncios de emprego

Outra dica de ouro que temos é a Maturijobs, uma plataforma feita exclusivamente para conectar profissionais com mais de 50 anos às empresas.

Para isso, ela utiliza mecanismos como cadastro digital de currículos e compartilhamento de vagas. Para conhecer a plataforma, clique aqui

Para encontrar a sua vaga ideal você escolhe a opção “Sou um profissional 50+”.

Além da plataforma, a internet coloca você em contato com muitos sites de vagas online ou de recrutamentos.

Alguns deles são Catho e Indeed.

O processo é muito simples, você cadastra o seu currículo online, procura as vagas de acordo com o seu perfil e seleciona aquelas que melhor se encaixam para você.