e-Titulo: consultar o título de eleitor online

Agora é possível consultar o título de eleitor de maneira totalmente online, isto é, usando uma plataforma digital, como um smartphone. Ao consultar o titulo eleitoral online, o brasileiro não precisará levar o documento impresso no dia da votação.

A notícia foi muito bem recebida por muitas pessoas que acabam esquecendo-se de levar o documento impresso no dia das eleições, mas não se esquecem do celular. Ah, e para consultar o título de eleitor online é preciso baixar o aplicativo gratuitamente.

Descubra como baixar o app, como se cadastrar no e-Título e também como usar o aplicativo para consultar o título de eleitor online sem que precise mostrar o seu documento impresso.

O que é o e-Título

O e-Título é um aplicativo que pode ser usado em smartphones com sistemas Android ou iOS para a consulta do título de eleitor online, isto é, de forma totalmente digital e sem que você tenha que andar com o seu documento impresso.

Veja como é dada a definição pelo próprio app: -“aplicativo móvel para obter a via digital do título de eleitor, que permite o acesso as informações junto a Justiça Eleitoral, como acesso a via digital, informações e local de voto”.

ANÚNCIO

Em poucas palavras, podemos dizer que o e-Título nada mais é do que uma versão digital para o seu documento de eleitor, sendo que possui as informações básicas e obrigatórias que devem ser apresentadas na hora de votar, como a sua zona eleitoral e a sua seção eleitoral.

Além disso, ao consultar o título de eleitor online você também poderá ter acesso em tempo real a informações sobre a quitação eleitoral, isto é, se você está de acordo e em dia com as contas do governo – além do cadastramento biométrico.

Até mesmo a sua foto cadastramento na sua biometria, que é confirmada pela Justiça Eleitoral, vai aparecer no seu documento eletrônico. E na hora que você for votar, além da consulta online do título eleitor, vai ter seu voto validado através de um QR Code.

A história do e-Título

O e-título é um documento que já será usado nas próximas eleições, sendo que passará por uma espécie de teste, já que ele não será obrigatório. Então, quem quiser consultar o título de eleitor online já poderá fazer isso.

Curiosamente, sobre a história do e-Título o que se sabe é que ela foi desenhada pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Acre, sendo aceita logo em seguida para ser usada em todo país.

E é preciso considerar também que muitos investimentos têm sido feito para evitar fraudes, como o uso de urnas eletrônicas, que somam mais de 600 mil unidades em todo país e serão usadas nas próximas eleições.

Os benefícios do e-Título

São 2 as principais vantagens do e-Título. Primeiro que a praticidade para o eleitor é algo visto como indiscutível pelos profissionais do TSE, Tribunal Superior Eleitoral, já que não torna preciso procurar o título de eleitor impresso, sendo que a consulta é online.

Por outro lado, a economia pública também é visto como um dos benefícios direto do uso do título de eleitor digital, já que isso vai diminuir consideravelmente os custos de impressão e de material para os documentos físicos.

E aí ainda entra o benefício ao meio ambiente e a chance de atualizar as informações de forma totalmente simples, levando em conta o avanço das novas tecnologias, pensando, por exemplo, na quitação do usuário quanto ao sistema eleitoral.

Usar o e-Título no voto

Na hora que você for baixar o aplicativo e cadastrar seu dados vai precisar inserir os seus documentos eleitorais, como o número do título de eleitor, a data de nascimento, o nome completo, o nome do pai, da mãe, etc.

Isso faz com que o aplicativo funcione muito bem para consultar o título eleitoral online de forma autêntica e também mais simples.

Aqui, vale a observação de que o título de eleitor impresso vai continuar valendo normalmente nas próximas eleições – de 2018 – sendo que também é necessário apresentar o documento oficial com foto, RG ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Agora, ao consultar o e-Título e ter a foto cadastrada, você poderá votar sem que tenha que levar o seu RG no dia das eleições.

Uma última dica é que o seu comprovante de voto também estará “depositado” no seu aplicativo. Sendo que neste ano, as urnas eletrônicas também vão imprimir o comprovante online.

e-Titulo: consultar o título de eleitor online

Cadastrar o e-Título

Fizemos um brevíssimo passo a passo de como é possível se cadastrar no e-título para ter acesso a todos os benefícios de uma consulta online do título de eleitor já nas próximas eleições, que acontece este ano.

O 1º passo é instalar o aplicativo e-Titulo no seu celular, sendo que é preciso ter um aparelho eletrônico com sistema Android ou iOS. Em seguida, é preciso fazer o cadastro dos dados pessoais. Logo depois já é possível ter acesso ao aplicativo.

Dentro do app, você terá informações como a consulta online do titulo de eleitor, onde votar, o endereço completo do seu local de voto, o número da zona eleitoral, o número da seção, a data da próxima eleição que você deve comparecer, etc.

Já no dia da votação, basta apresentar o seu QR Code, que está dentro do app, e que será usado para registrar de forma digital a sua presença e o seu voto, que é uma ação imprescindível para todos os brasileiros.

Automaticamente, aparecerá um código de validação assim como a data e a hora da validação do voto. Mas, atenção: para usar o e-Título é preciso estar com a situação regularizada no TSE.

 
Da redação

ANÚNCIO