Você sabe quais são os principais direitos de quem trabalha com carteira assinada?

Trabalhar com carteira assinada ainda é o maior modelo de emprego disponível aqui no Brasil. É verdade que tem havido uma migração para outros formatos, como o de autônomos, de MEIs, de prestadores de serviços independentes, etc.

Mas, não podemos fechar os olhos para o que ainda é maioria. E temos que considerar também que a carteira assinada traz sim as suas vantagens. E a maioria delas está ligada aos benefícios trabalhistas que são de direito dos funcionários de empresas privadas e públicas.

Você sabe quais são os principais direitos de quem trabalha com carteira assinada?
Conceptual image. Document required for any citizen who needs to work.

Mas, você sabe quais são esses direitos? A gente fez uma lista muito breve mostrando os principais deles. Assim sendo, toda vez que você for estudar esse tipo de trabalho e considerar ele na sua vida, pense também nesses benefícios que podem ser usados.

1 – Salário

A primeira coisa boa é considerar que todo trabalhador com carteira assinada tem direito à um salário, que é fixo e tem que ser pago mensalmente. Portanto, mesmo que a empresa produza menos ou mais, o funcionário terá o seu salário na conta.

2 – Férias

As férias também fazem parte dos direitos dos trabalhadores. E isso quer dizer que a cada 12 meses de trabalho, a pessoa tem direito a descansar por 30 dias ou por 20 dias ou conforme o seu acordo com a empresa. É lei!

3 – Carga Horária

No modelo mais tradicional de trabalho também se deve considerar que o funcionário tem uma carga horária a cumprir, com intervalos para descanso e almoço. Assim sendo, o salário dele será compatível com as horas de trabalho da semana ou do mês.

4 – Auxílio

Os trabalhadores com CLT também possuem alguns auxílios em casos de acidentes, de doenças ou na maternidade, por exemplo. Tudo isso é pago de acordo com a empresa e com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

5 – 13º Salário

O 13º salário também é um benefício que está em lei para os trabalhadores. Assim sendo, no fim de cada ano ele poderá receber em até 2 vezes um abono salarial, que antes era chamado de gratificação natalina.

6 – Alimentação

Existe uma grande briga na justiça e nos órgãos federais sobre o pagamento do vale transporte e também do vale alimentação. Mas, por enquanto, o que a gente pode afirmar é que existem sim esse benefício que é pago com base nos dias de trabalho e na média de um almoço.

7 – Transporte

Seguindo as palavras acima, aqui vale a mesma dica. As empresas precisam pagar uma espécie de ajuda para que o trabalhador possa se locomover da sua casa até o local de atuação. Isso é chamado de vale-transporte.

Outros benefícios!

Agora, também é preciso ficar atento para o fato de que algumas empresas, algumas profissões e alguns cargos oferecem também outros benefícios, mas que não são obrigatórios. É o caso do bônus ou da comissão pelas vendas.

Esses costumam ser incentivos que as companhias contratantes dão aos seus funcionários para que possam desempenhar com mais harmonia e entusiasmos os seus papéis.