5 dicas para sair do trabalho temporário e se tornar funcionário efetivado

Em todos os anos, com as datas certas e festivas, muitas vagas de empregos se abrem. A grande maioria é para cargos temporários, mas que podem ser efetivados no longo do tempo. Algumas pessoas conseguem essa façanha, outras não.

Fizemos uma lista com 5 dicas muito interessantes para você que conseguiu a vaga de temporário e agora quer ter a chance de crescer na empresa, começando pelo fato de ser efetivado.

5 dicas para sair do trabalho temporário e se tornar funcionário efetivado

1 – Saiba sobre a empresa

Esse é um passo que deve ser feito na hora que você encontrou uma vaga de emprego nessa empresa. Tente saber tudo que é possível sobre ela: financeiro, gestão de pessoas, atuação, tipo de empresa, de produto, de funcionários, de líderes, etc.

E aqui não tem nada de desculpa, né: hoje em dia há muitas plataformas que possibilitam isso, como o LinkedIn, o Catho, o Love Mondays e por aí vai.

É só fazer a pesquisa online, buscar as informações na internet e correr para o abraço. Tente observar o máximo de informações possíveis e sempre que souber de algum conhecido que trabalha lá, busque informações com ele também.

PROPAGANDA

2 – Atente-se ao mundo da empresa

Mesmo que você ainda não tenha acesso à tudo sobre a empresa, estando lá dentro você terá uma boa oportunidade de conhecer os gestores e líderes. Então, use essa oportunidade para: “ouvir mais e falar menos”.

Isso quer dizer que você deve sempre seguir conselhos dos superiores, mas mais do que isso, observar o que eles estão fazendo. É assim que você conhecerá o seu ambiente de trabalho, a rotina, os colegas e como pode ser a sua vida lá dentro.

3 – Faça a sua função

É claro que você quer aquela vaga de trabalho para você. Você sabe disso, o seu gestor sabe e todo mundo sabe também. Só que uma boa dica é fazer aquilo que está ao seu alcance, se der para fazer mais, ótimo, mas o seu tem que estar feito também.

Não adianta você querer acumular funções e não dar conta. Lembre-se que uma boa ideia é você ser muito bom naquilo que você está fazendo.

Atualmente, as empresas buscam pessoas boas e qualificadas para o cargo e não necessariamente aquelas que conhece de tudo, mas pouco. É preciso ser especialista, conhecedor, curioso pelo assunto e pelo que você está fazendo.

4 – Evite fazer parte dos grupos

Quanto maior a empresa for, mais grupos formados ela terá. E para você, que ainda está atuando como temporário, nenhum grupo será bom o bastante, nem mesmo o grupo dos líderes porque eles podem entender que trata-se de interesse.

Evite os grupos, o famoso rádio peão, as conversas atravessadas, as fofocas. Evite tudo isso e foque no seu trabalho e no seu comprometimento com a empresa. Quanto mais neutro você for, melhor.

5 – Sempre mostre resultados

você não deve ficar indo a cada 5 minutos na mesa do seu chefe contar o que você fez. Mas, pode sim mostrar um belo de um relatório no final do mês apresentando as melhorias que você trouxe para a empresa.

Isso sim é um grande diferencial porque as empresas querem resultados!

PROPAGANDA