Descubra a melhor maneira de pedir um aumento

O desejo de muitos profissionais é trabalhar em uma empresa que valorize seu esforço e reconheça os méritos da equipe, proporcionando um ambiente agradável e colaborativo. Além disso, esperam por remuneração compatível com o mercado e por benefícios, como vale refeição e alimentação, vale transporte e planos de saúde e odontológico.

Para ser empregado em uma empresa assim, muitos profissionais buscam investir na sua capacitação profissional, seja por adquirir novos conhecimentos, seja por expandir seu networking. Já aqueles que já são funcionários, além de fazer isso, continuam desempenhando suas funções com desenvoltura e qualidade.

Caso você acredite que está constantemente fazendo além daquilo que é pedido e que merece um reconhecimento por isso, você pode estar pensando em pedir um aumento de salário. Nesse artigo, veremos algumas dicas que podem te ajudar a ter uma resposta positiva nessa conversa com seu chefe.

qual a melhor forma de pedir um aumento
Foto: (reprodução/internet)

Como pedir um aumento de salário

Para grande parte dos profissionais, pedir um aumento é uma ocasião que nem sempre é fácil ou confortável, por isso é tão importante tomar alguns cuidados nesse momento. Ter bom senso, se preparar antecipadamente para levar argumentos convincentes e criar um clima agradável entre você e o seu chefe são aspectos essenciais.

Além das dicas aqui apresentadas, há vários sites e classificados de emprego que dão outros conselhos sobre o assunto, inclusive o portal online Vagas.com.

ANÚNCIO

(Re)avalie seu desempenho

Esse é o primeiro passo para considerar pedir um aumento. Para isso, é necessário ponderar se você está constantemente entregando além daquilo que é esperado para o seu cargo, já que a empresa só irá remunerar aqueles profissionais que realmente são proativos.

Ter um feedback do seu trabalho pode ter ajudar com isso. Comparar o quanto o mercado está pagando para profissionais na sua função também será de ajuda ao pensar em um valor definido para o aumento. Mesmo que você já vá com um valor em mente, é importante sempre estar disposto a negociar por ele.

Prepare seus argumentos

Antes de pedir um aumento para seu chefe, é muito importante que você prepare-se antes e já esteja com argumentos convincentes e sólidos para convencê-lo de que você merece isso e que a empresa também se beneficiará com seu aumento. Isso inclui não utilizar motivos pessoais e muito menos ameaçar ou chantagear seu superior caso ele não concorde com isso.

É importante ser objetivo e claro nessa conversa e, além de apenas falar sobre suas qualidades profissionais, demonstrá-las em ações e resultados. Isso fará com que seu chefe preste mais atenção no seu desempenho e chegue à conclusão de que seu pedido é de fato relevante.

Escolha um momento e local adequados

Se você começar a conversa em momentos de descontração, pode ser que ele se sinta incomodado com isso e te ache imaturo e pouco profissional. Marcar previamente uma reunião numa ocasião tranquila é a melhor solução, sabendo também parar a conversa se algo ela for interrompida por motivos maiores.

Conhecer a empresa também é essencial nesse quesito. Se a empresa costuma fazer seu planejamento orçamentário para o ano seguinte em um determinado mês, conversar com chefe nesse período pode facilitar a negociação de um aumento. Além disso, se a empresa estiver passando por adversidades nas finanças, é melhor esperar por outro momento.

Conclusão

Podemos dizer que existem ocasiões em que pedir um aumento é mais do que uma questão de satisfação pessoal. Porém, envolve também reconhecimento por muita dedicação e esforço em prol de algo. Portanto, reconheça o seu valor enquanto colaborador e aproveite o momento mais oportuno para pedir um aumento.

ANÚNCIO