Conheça 7 dicas incríveis para vencer os desafios financeiros de uma academia

Abrir uma academia hoje em dia é uma ótima ideia. No entanto, isso não quer dizer que você não terá desafios. Ao contrário, eles serão muitos. Esse conteúdo foi criado para te ajudar a vencer os desafios financeiros de uma academia. Se não, você pode falir em pouco tempo.

Para se ter uma ideia, uma simples mudança na hora de instalar a iluminação já vai fazer uma grande diferença ao longo do tempo. Além do mais, você tem que considerar os meios de pagamentos também. Mas, esse é só o começo das dicas que vem por aí.

A nossa ideia é dar aquele empurrãozinho para você, que é empreendedor dono de academia, que está passando por alguma dificuldade financeira. Afinal, desistir nunca deve ser a sua primeira opção, não é mesmo?

As dicas incríveis selecionadas

Apenas para que você saiba, essas dicas abaixo não fazem parte de nenhum livro sagrado. São dicas bem simples mesmo, que são básicas para qualquer empreendedor. Aliás, a maioria delas vem do Sebrae, que é uma fonte inteligente de informações gratuitas. Confira!

1 – O impacto financeiro

A primeira dica é para você diminuir o seu impacto financeiro. Mas, o que isso quer dizer? Coisas simples, como trocar a lâmpada comum por LED. Isso se você ainda não fez essa substituição, né.

Outra coisa bem legal é criar rotinas operacionais para evitar desperdícios. Entre eles, o de água e de energia elétrica. Também dá para considerar a criação de estratégias de benefícios para manutenção de cliente. Porque é bem complicado mantê-lo nas aulas após a matrícula.

Por último, feche aulas coletivas que não tenham um número adequado de inscritos porque isso pode ser algo como “jogar dinheiro pelo ralo”.

2 – As oportunidades de negócios

Apesar de estarmos em 2º lugar no mundo em número de academias, o nosso país é o 4º no número de praticantes. Logo, o que isso quer dizer? Algo como o fato de que existe muito público potencial para ser encontrado por aí.

Portanto, a dica é sempre pesquisar sobre a abertura de uma academia. Saiba se há concorrentes perto de você, os tipos, os modelos, se são franquias e etc. O fato é que tem gente que ainda procura aquela academia que tem a ver com o perfil dela.

3 – Os reajustes

A próxima das dicas sobre os desafios financeiros de uma academia tem a ver com os reajustes. Portanto, lembre-se de considerar a inflação para corrigir sua tabela anual de preços.

Essa tabela é aquela que você usa para fazer a cobrança de mensalidades e também o pagamento de funcionários e prestadores de serviços. Assim, em toda ocasião ela tem que estar atualizada para não te gerar prejuízos.

4 – Os meios de pagamento

Não subestime o cartão de crédito. Essa é a próxima dica que você deveria considerar. E o motivo é bem simples. Apesar de demorar para o dinheiro cair na sua conta e poder te prejudicar no começo, saiba que não oferecer a forma de pagamento pode limitar as suas vendas.

Veja 5 ideias de negócios do mercado fitness para este ano

Atualmente, o cartão de crédito é a forma de pagamento mais usada no mundo. Isso já é motivo o bastante para você pensar em ter um capital de giro maior simplesmente para poder ofertar essa maneira de pagamento aos seus clientes.

Por outro lado, saiba que cheques e boletos bancários são pouco usados. Inclusive, eles podem representar gastos que são totalmente desnecessários para você.

5 – O monitoramento da frequência

Essa dica é bem interessante, viu. Saiba que algumas pesquisas mostram que clientes que, em 30 dias, frequentam a academia menos do que uma vez por semana acabam desistindo em pouco tempo.

E tem mais: aqueles que de um mês para o outro reduzem em 50% sua frequência e nos primeiros 90 dias não conseguiram ter uma frequência semanal de 3 vezes são grandes candidatos a desistir no próximo mês também.

Portanto, saiba que você pode ter programas e tecnologias para fazer esse acompanhamento dos seus alunos. Algumas frases de motivação já poderiam ser suficientes para fazê-lo voltar. Pense nisso.

6 – O olho na concorrência

Conheça 7 dicas incríveis para vencer os desafios financeiros de uma academia

A próxima das dicas para vencer os desafios financeiros de uma academia também é básica da administração e tem a ver com a análise da concorrência.

Basicamente, o que o Sebrae diz é que você deve aproveitar as redes sociais para entender o que as outras academias estão fazendo e como fazem. Mas, para isso, saiba que criar um bom relacionamento com elas é o ideal. Inclusive, dá para fazer parcerias também.

7 –  As academias Low Cost

Por último, temos que considerar uma novidade. Assim sendo, se você já tem um negócio e uma academia a baixo custo entra para a concorrência, não se desespere.

A dica é observar que vocês podem lidar com públicos distintos e se concentrar na divulgação para o seu tipo de cliente. Depois, invista em atrativos para angariar novos clientes e fidelizar os antigos.

Bônus – nunca pare de estudar!

Como bônus desse conteúdo, saiba que o ideal é que você nunca pare de estudar. O motivo é que só assim você vai se manter atualizado com as novidades e tecnologias que o mercado oferece.

Nesses estudos, adicione ainda questões como o público alvo, os serviços personalizados, o trabalho da mente dos seus alunos, os investimentos na área da saúde, o marketing e a sustentabilidade. Todos são temas em alta e que vão agregar valor à sua academia.