Conheça 5 cursos superiores na área de TI

Atualmente, trabalhar com tecnologia e computadores é o gosto de muita gente. E, na verdade, esse mercado vem crescendo com o advento da internet. Mas, você conhece os principais cursos superiores na área de TI (Tecnologia da Informação)? A gente mostra 5.

Até mesmo porque cada um deles é focado em área do conhecimento. Por exemplo, você gosta de programação, de hardware ou pensar em montar o próprio negócio? Para cada resposta, você terá um curso ideal de TI. Por isso, é importante conhecer as opções.

A lista não segue nenhum ranking, mas sim as buscas que as pessoas fazem sobre tais cursos. Lembrando que o mercado de trabalho dessa área também valoriza muito a experiência do trabalhador, sendo que logo após o curso é preciso se inserir no mercado de trabalho.

Por isso mesmo, ao final desse texto, a gente vai trazer um tópico bônus para quem quer aprender como buscar as vagas de trabalho nessa área de TI. Leia até o fim.

Os 5 cursos superiores na área de TI

A maioria dos cursos citados aqui é superior, oferecido em faculdades e universidades. No entanto, há alguns que são tecnólogos. O que é isso? É um curso de ensino superior também, porém, é totalmente focado no mercado de trabalho, como um curso técnico.

ANÚNCIO

A diferença é que um bacharelado pode ter prazo de 4 ou 5 anos enquanto que o curso tecnólogo termina em 2 ou 3 anos. O motivo você já sabe: são bem focados no mercado de trabalho.

1 – Engenharia da Computação

Em todo Brasil, o curso superior mais conhecido na área de TI é o da engenharia da computação. Ele é para os profissionais que vão trabalhar diretamente com hardwares e outros dispositivos. Mas, também atuam com projetos e desenvolvimentos.

Sendo assim, se você gosta de programação, banco de dados, sistemas e matérias relacionadas é bem provável que vá gostar dessa faculdade também.

2 – Ciência da Computação

O próximo dos cursos, que também é bem conhecido no meio da tecnologia da informação é o da Ciência da Computação. Nesse caso, o foco total será em programação (enquanto que na engenharia trabalha-se muito com hardware).

Assim sendo, o estudante conhece tudo sobre programação e desenvolvimento, além de aprender o básico de linguagens tradicionais, como Java, entre outros. Inclusive, entre as aulas extracurriculares, o aluno vai acessar tutoriais, cursos, livros de programação.

Além disso, na grade curricular também há temas como de banco de dados, arquitetura de sistemas e hardware, robótica e inteligência artificial.

3 – Sistemas de Informação

Essa é uma faculdade que inclui muito sobre a administração e a gestão de TI. Logo, vai ter bem menos de hardware e bem menos de programação, do que a questão administrativa.

4 – Análise de Desenvolvimento de Sistemas

O próximo dos cursos superiores na área de TI é o que formará o analista de desenvolvimento de sistemas. Geralmente, ele é oferecido no formato tecnólogo, sendo que há focos em sistemas de usos empresariais, como ERP e CRM.

O curso sempre oferta conteúdo relacionado a área de gestão, administração e os clássicos temas da TI, como programação, banco de dados e sistemas. É indicado para quem quer trabalhar mais com a parte administrativa.

5 – Gestão em Tecnologia da Informação

O último curso superior que vamos citar aqui é o de Gestão em Tecnologia da Informação e, como o nome sugere, também é focado em administração mais do que em tópicos de programação ou hardware. Também é oferecido como tecnólogo.

Nesse curso, você vai aprender sobre tipos de sistemas, modelos de negócios, gestão estratégica, tipos de bancos de dados, tipos de linguagens, etc.

Outros cursos

Além desses cursos citados acima, saiba que você também poderá encontrar outras opções, inclusive, no formato EAD – Ensino à Distância. Logo, entre eles, nós temos: Redes de Computadores, Banco de Dados, Programação, Web Design e Segurança da Informação.

De modo geral, essas opções a distância de cursos online são mais rápidas e práticas, sendo que são totalmente focadas no mercado de trabalho. Porém, as informações e a grade curricular costuma ser menos extensa.

Além do mais, considere que hoje em dia as empresas nem sempre se preocupam com a formação do profissional, mas sim com a experiência dele. De qualquer modo, os cursos superiores e tecnólogos é que dão o ponta pé inicial para o conhecimento.

Bônus – como buscar emprego na área de TI

Entre todas as matérias que já fizemos tem uma que fez o maior sucesso. É justamente essa que fala sobre como buscar empregos online na área de TI. E agora que você já conhece os cursos superiores na área de TI fica mais fácil entender como encontrar o trabalho para você.

cursos superiores na área de TI

Nesse conteúdo, a gente cita as principais áreas de TI, as vagas de trabalho nessa área e também as plataformas que oferecem os trabalhos. Entre elas, as principais são: Catho, Adzuna, Empregos TI, CEVIU, Profissionais TI, APInfo e LinkedIn.

Além disso, também trouxemos a informação sobre um aplicativo focado no mercado de trabalho na área de TI. Ele é bastante usado por quem se forma nessa área. E você pode ler essa matéria quando quiser, ela está disponível no nosso site o tempo todo.

ANÚNCIO