Conheça os 7 melhores cursos gratuitos e online na área de alimentação

Muito discutido hoje em dia, a área de alimentação é muito mais do que uma arte. Assim, ela compreende também a economia, o modo de vida e até as políticas públicas. Por isso, fazer alguns dos cursos gratuitos e online na área de alimentação é uma ótima ideia.

Inclusive, devido à diversidade de assuntos possíveis nessa área, hoje trouxemos as opções que são mais indicadas levando em conta o fato de serem gratuitas e online.

Até mesmo porque com o mercado de trabalho cada vez mais saturado, a busca por cursos e especializações pode ser um diferencial no seu currículo. Além de aperfeiçoar seus conhecimentos na área de alimentação, você pode ter diferenciais para o mercado de trabalho.

Os cursos online e as vantagens

Por ser uma área de grande pesquisa e, em consequência, oferta de cursos gratuitos, o estudante pode optar pelo estudo online. Dessa forma, conseguirá, sem dúvidas, conquistar diversos certificados.

Aliás, as aulas são sobre alimentação, desde consumo, economia alimentícia e, até mesmo, produção e gastronomia. Portanto, trata-se de especializações bastante ecléticas.

ANÚNCIO

Um dos aspectos positivos de realizar os cursos online é que, além de serem gratuitos, esses que listaremos, possibilitam ao estudante criar sua rotina de estudos. Aliás, isso pode ir de acordo com sua possibilidade de horários livres, respeitando com a vida pessoal de cada um.

Como prometido, abaixo vocês encontrarão algumas plataformas que oferecem cursos gratuitos e online na área de alimentação. A gente optou por separar por universidades. Confira.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Importante instituto de pesquisa no Brasil, que conta com diversos cursos de graduação no Brasil inteiro. Assim, o Instituto Federal, este do Rio Grande do Sul, possui uma plataforma de cursos online gratuito para a comunidade externa.

Assim, mesmo aqueles que não estão matriculados em nível superior ou pós na instituição podem estudar de graça.

Com professores tutores muito capacitados, a qualidade do ensino é notável. Todos os cursos possuem tópicos interessantes sobre alimentação e atividades complementares. Após a realização do curso, o estudante ganha seu certificado autenticado!

A plataforma é gratuita e de fácil acesso. Separamos alguns cursos interessantes da plataforma do Instituto Federal (IFRS)

1 – Alimentação Saudável e Sustentável na Escola

O curso abordará, sobretudo, sobre a importância de uma alimentação saudável no ambiente escolar. Dentre os grandes temas, a nutrição é a que tange os tópicos do curso.

2 – Gastronomia com foco na história

Nesse curso, acompanhamos o desenvolvimento da gastronomia enquanto arte.

Para todos os estudantes interessados em alimentação, dominar brevemente a história da gastronomia, contribui, certamente, no domínio de conhecimento e o entendimento das técnicas em cada contexto histórico.

3 – Gastronomia com foco em eventos

Hoje, no Brasil, a alimentação tem tomado novas formas de ser vista e consumida.

O que era apenas um modo de sobrevivência, a gastronomia ganhou mídia, capital e interesse. Não é a toa que um dos maiores realitys show da televisão brasileira é o Masterchef, um programa de culinária onde nos competidores são testados na cozinha.

Além disso, a comida tem como papel, sobretudo, unir pessoas, celebrar a riqueza da vida.

4 ideias de negócio de alimentação mais buscadas pelos brasileiros

4 – Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável

Alimentação também é modo de vida e está atrelada ao planejamento econômico e político de uma nação.

Assim sendo, nesse curso, os estudantes descobrirão um pouco das técnicas de desenvolvimento rural sustentável, prática essa que vai na contramão das grandes produções que investem massivamente no uso de agrotóxicos e na produção extensiva.

Dessa forma, o curso abordará a questão do solo e métodos de se produzir de um modo mais sustentável.

REDENUTRI – Rede de Alimentação e Nutrição do Sistema Único de Saúde

O Sistema único de Saúde tem um importante portal, o RedeNutri.

Nele, além de notícias sobre políticas públicas de alimentação, o governo disponibiliza alguns cursos gratuitos com o objetivo de melhor capacitar os profissionais que trabalham na área e de cidadãos comuns que se interessam.

5 – Atenção Nutricional à Desnutrição Infantil

Nesse curso, os estudantes aprenderão os principais fatores e gatilhos para a desnutrição infantil. Além disso, os conteúdos abordarão alguns cuidados e prevenções para esses casos.

6 – Dialogando sobre o Direito Humano à Alimentação Adequada, no contexto da Atenção Básica à Saúde

Esse importante curso apresenta o direito à alimentação, bem como está salvaguardo na constituição. E como isso tem sido aplicado e colocado em prática pelos órgãos de política pública, sobretudo demonstrando os cuidados para manter uma qualidade alimentícia.

SEBRAE

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas é uma importante entidade privada brasileira.

Com oportunidades de cursos e aperfeiçoamentos, empresas e estudantes encontram diversas oportunidades no site do órgão. Eles possuem uma vastidão de cursos gratuitos e com certificação de qualidade.

Dessa forma, selecionamos um curso interessante do SEBRAE na área de alimentação.

7 – Boas Práticas nos Serviços de Alimentação

O curso, talvez o mais específico dentre os listados acima, apresenta algumas técnicas de manipulação e produção de alimentos.

Sendo assim, o estudante encontrará, dentre os conteúdos do curso: Alimentos seguros; Ambientes Seguros; Profissionais da Alimentação; e Documentação das boas práticas.

Aprenda a buscar cursos de qualidade

Esses foram alguns dos melhores cursos gratuitos e online na área de alimentação. Ao realizá-los, certamente, o estudante garantirá mais qualidade ao seu currículo e aos seus saberes pessoais.

No entanto, se você não se interessou por nenhum deles, saiba que pode procurar outras opções. No entanto, sempre se lembre-se de verificar a qualidade da instituição e do curso para não perder tempo sem agregar conhecimento.

ANÚNCIO