Conheça esse programa para controlar tarefas empresariais sem depender de TI

O Pipefy é uma plataforma online que é usada na área de gestão. Ela é focada em processos e fluxos, o que permite aos gestores da empresa controlar tarefas empresariais complexas sem que dependam da área de TI.

Desse modo, é possível automatizar fluxos e aprovações de forma muito mais rápida. “Atualmente, empresas em mais de 150 países fazem a gestão das suas equipes entre as diversas áreas usando essa plataforma única”, diz o fundador e CEO, Alessio Alionço.

Se você ainda não ouviu falar desse programa, mas está em busca de algo que otimize o seu tempo na hora de fazer esse controle de várias atividades, continue lendo. Nas próximas linhas vamos explicar mais sobre e o funcionamento dele.

O que é o Pipefy

Apenas para entramos no assunto sabendo do que estamos falando, vamos traduzir de forma simples o que é o Pipefy. É uma plataforma que permite que gestores e empresários insiram informações sobre um processo e automatize os dados.

Com isso, o usuário evitar ter que ficar fazendo trabalhos manuais e repetitivos, o que levaria a perda de tempo. Com o resultado, é possível usar o tempo para investir em outras questões, como no atendimento ao cliente.

De modo simples, trata-se de uma ferramenta de gerenciamento de trabalho, que permite que várias equipes tenham mais controle sobre as suas operações.

Os benefícios do programa

A supervisora de Comércio Exterior da Berneck é a Karine Correa Souza. A empresa dela usa essa tecnologia da Pipefy. Assim, recentemente, ela deu uma entrevista a uma revista impressa e contou como essa tecnologia tem ajudado no dia a dia profissional.

Especialmente, na rotina da empresa, que agora está mais integrada. “Além da facilidade de mexer com a ferramenta que todos os funcionários possuem, quando movamos um card, um e-mail template é disparado rapidamente, já que foi substituído por uma simples ação”.

Ela diz que, para a empresa que ela trabalha, essa é a principal vantagem da ferramenta e faz com que o time ganhe muito tempo no dia a dia. Inclusive, ela também comenta que dá para montar relatórios através do programa sem ter muitas dores de cabeça.

“São customizáveis e fáceis de fazer, além de conseguir ver performance do time, de fornecedores, clientes etc. Assim, reduzimos os custos tendo mais controle nos processos”.

A história dela é bem interessante de ser lida porque antes a empresa tinha vários custos extras por atraso de documentação. Hoje, inclusive, ela sabe o motivo: “cada funcionário tinha uma planilha diferente”.

Vale mesmo a pena ter esse programa?

Essa é uma pergunta que todo mundo faz ou deveria fazer sempre que vai adquirir um serviço ou programa e até mesmo quando vai baixar um aplicativo. Aliás, a primeira vez que a supervisora ouviu falar que a Pipefy substituiria as planilhas, desconfiou disso também.

No entanto, logo que conheceu a ferramenta através de um teste, ela aprendeu rápido a usá-lo e conseguiu notar a diferença no ganho de tempo para realizar tarefas.

“Mesmo como administradora, eu poderia alterar campos, adicionar fases e montar sozinha um ‘pipe’, sem precisar abrir chamados para a TI. Essa rapidez e facilidade fez com que em 2 meses montássemos os pipes e fases fazendo-os se adaptar ao nosso processo”, ela relata.

Conheça as vantagens de contratar um colaborador home office

“Atualmente, quando eu preciso de um simples workflow, já início um pipe novo e monto rapidamente. Inclusive para fazer pesquisas dentro do setor, eu consigo usar o Pipefy”, afirma.

Deixando de lado as planilhas do Excel…

O relato acima é apenas um exemplo de como controlar tarefas empresariais sem precisar de uma área TI pode facilitar o dia a dia dos funcionários de uma empresa.

Até mesmo porque com o Pipefy, os gestores podem centralizar as informações que antes eram perdidas em trocas de e-mails, trocas de planilhas em Excel diferentes e papéis impressos. Portanto, representa uma solução tecnologia para todas as empresas.

Desse modo, saiba que é possível definir um responsável para cada etapa de um processo automaticamente. Com isso, a equipe de colaboradores fica mais eficiente e com entregas dentro do prazo.

Curiosamente, saiba que ele funciona pelo método Kanban, que é fácil e intuitivo. Isso permite a você acompanhar relatórios de desempenho e ter mais transparência entre as equipes, conectando processos de um jeito fácil.

Como começar a usar o Pipefy

Conheça esse programa para controlar tarefas empresariais sem depender de TI

Se você se interessou nessa ferramenta que otimiza processos complicados, saiba que é muito fácil começar a usá-la. No próprio site dela dá para fazer isso através da opção “comece de graça”.

Mas, antes disso, você também pode conhecer mais das funcionalidades, dos diferenciais e de como funciona tal programa. O site tem uma lista bem vasta de explicações e dúvidas frequentes sobre como controlar tarefas empresariais, sendo que você pode ler todas antes de começar a usar.

Atualmente, grandes empresas confiam no Pipefy, como Santander, Coca-Cola, IBM, Volvo, Heinz.

Bônus – conheça também o MindSIM

Antes de finalizarmos o conteúdo, saiba que chegou ao mercado em agosto de 2018 o MindSIM. Ele é um software que, a partir de dados do sistema industrial do cliente, cria uma cópia digital fiel ao caso real.

E para que isso serve? A partir dessa cópia, o usuário poderá testar várias ações operacionais dentro da sua empresa. Com isso, vai encontrar aquela que gera menor custo (no que é chamado de “configuração ótima”).

Saiba porque os ventos são favoráveis para investir no empreendedorismo

Além disso, o software consegue prever como o sistema funcionará após desgastes de equipamentos e quais são os impactos econômicos gerados por essas alterações. A vantagem da MindSIM é a identificação de fontes que impactam a qualidade do produto final.

O serviço atualmente é oferecido gratuitamente e funciona da seguinte forma: o cliente fornece dados da sua linha de produção, gerando um relatório com implementações para melhoria de performance. Simples assim. Por isso, também é útil, como o Pipefy.