Aprenda como fazer o dinheiro sobrar no fim do mês com essas 5 dicas

A gente tem visto diversas propagandas que nos forçam ao consumismo. Seja nos comércios que passamos, nas propagandas que vemos e, até mesmo, nos serviços que utilizamos. Por isso, as dicas de hoje são para quem aprender como fazer o dinheiro sobrar no fim do mês.

Com o sistema que rege a sociedade ocidental, o capitalismo contribui para as inovações no mercado. Assim, isso influência na renovação de produtos e serviços que aguçam nosso poder de compra.

A provocação recai direto no nosso bolso. De certa forma, isso transforma tudo o que temos. O problema está além da questão cultural ou histórica. Isso porque um dos resultados pode ser a falta de dinheiro no fim do mês.

Como fazer o dinheiro sobrar no fim do mês

A reprodução desse modo de vida do consumismo tem contribuído para a ascensão de uma população endividada. Especialmente, no Brasil. A gente luta, através do trabalho, apenas para a manutenção e a produção dessa vida de compras e boletos.

Mas, o que difere aqueles que conseguem economizar e poupar dinheiro, visando conquistar suas metas e sonhos? Não muito mais do que você pensa. As dicas abaixo são focadas nessas pessoas, que compram de forma mais consciente.

ANÚNCIO

Por isso, elas conseguem ter dinheiro no fim do mês. Então, nada como aprender com essas dicas, que foram selecionadas a dedo.

1 – Guarde 30% do seu salário

Quando recebemos o salário, símbolo de felicidade e alívio, se faz necessário o primeiro momento de organização mensal. Caso você tenha dívidas vencidas, ou até mesmo com o vencimento para o mês vigente, quitar as dívidas é fundamental.

No entanto, após a as obrigações, o ideal é guardar 30% do seu salário em uma conta poupança ou algum tipo de investimento que tenha rendimentos melhores. Nós precisamos ter uma conta reserva destinada a imprevistos. Sobretudo, para nossos sonhos.

2 – Planeje os gastos e os ganhos

Pode parecer cansativo, mas manter uma planilha financeira com seus gastos e seus ganhos é algo inteligente de ser feito. Por isso, é outra das dicas sobre como fazer o dinheiro sobrar no fim do mês.

Aliás, isso também se aplica para contas conjuntas (em casos de renda familiar). Essa é uma ótima maneira de controlar e visualizar sua situação mensal do uso do seu dinheiro.

Seja manualmente, em cadernos ou em planilhas online, o importante é fazer a anotação de todos os gastos, saídas de seu dinheiro e ganhos, como salários e extras.

Com esse método simples, você conseguirá identificar todos os gastos e verificar onde pode reduze-los. A partir disso, também dá para cortar possíveis gastos inúteis ou irrelevantes do seu dia a dia. Certamente, você descobrirá muitos gastos sem sentido e desnecessários.

3 – Use serviços públicos e gratuitos

Usar transporte público ou, até mesmo, se locomover com bicicletas e a pé contribuem, e muito, para a economia do mês. Além disso, você estará ajudando, também, na sua saúde, caso opte pelas bicicletas e pelas caminhadas.

Praticar esse exercício evita possíveis gastos com academia e transportes, bem como o público ou o combustível de seu automóvel.

Por fim, usar o transporte público é uma iniciativa ecológica, uma vez que todos estão evitando usar seus veículos privados, que emitem gases poluentes para a atmosfera, contribuindo, assim, com o aumento do efeito estufa.

4 – Leve marmitas para o trabalho

Essa dica está atrelada, também, com a dica para evitar gastos desnecessários. Gastar diariamente com almoços em restaurantes pode acabar com seu salário apenas em seu almoço. Por mais barato que o lugar seja, o custo é mais alto do que levar marmita.

Com preços instáveis, os restaurantes próximos as empresas, geralmente, valorizam o valor da comida, ofertando almoços com preços altos demais. Dessa forma, não tem segredo, você mesmo sabe a resposta para a pergunta: como fazer o dinheiro sobrar no fim do mês?

Levar lanches e marmitas para o emprego é uma ótima maneira de economizar seu dinheiro. E, também, os vales alimentação e refeição, deixando os mesmos para caso de necessidade.

O ideal é você preparar a suas marmitas semanalmente. Pois, além de se programar, o tempo que levará para cozinhar toda a comida será otimizado.

5 – Estabeleça objetivos para o dinheiro

Aprenda como fazer o dinheiro sobrar no fim do mês com essas 5 dicas

A princípio, você conseguirá focar seus esforços para poupar dinheiro quando agregar valor ao mesmo. Tão logo, valorize o seu salário e suas economias.

Além disso, manter objetivos e traças metas é fundamental para que você consiga guardar e economizar durante o mês. Pergunte-se quais são suas ambições. Quais suas necessidades a curto, médio e a longo prazo? Você precisa economizar seu dinheiro para alguma finalidade?

Quando for as compras, faça a reflexão sobre comprar realmente só o necessário e evitar compras desnecessárias.

Descubra 10 aplicativos para ter uma vida mais produtiva – e no trabalho também

Essas foram algumas dicas para você fazer o dinheiro sobrar no final do mês. O mais importante de tudo isso é a sua autoconscientização. Portanto, todos nós, brasileiros, precisamos compreender que precisamos economizar e que somos suficientes.

O importante é quanto você gasta

Muitos especialistas e milionários afirmam que o mais importante não é o quanto você ganha e sim o quanto você gasta. Por isso, se o seu dinheiro não está sobrando no fim do mês talvez seja porque você esteja gastando mais do que deveria.

A gente tem o péssimo hábito de reclamar que nosso salário é pequeno demais. E isso até pode ser verdade. No entanto, é preciso analisar o outro lado da moeda também. Quanto, como e de que forma você tem gastado o seu dinheiro?

ANÚNCIO