Como fazer a consulta no SPC de maneira online

De acordo com a revista Exame, o SPC Brasil possui informações cadastrais de pelos 180 milhões de pessoas. Dentre essas pessoas, contam pelo menos 57 milhões de consumidores estão com cadastro negativados. Inclusive, eles ainda afirmam que muitos estão com o CPF negativado sem saber. 

Para garantir que o seu nome não esteja sujo, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) indica que cada pessoa consulte o seu CPF com frequência. Além disso, ele alerta para que verifique, além do SPC, também no Serasa e SCPC.

Uma das formas de consultar o seu nome no SPC é online. Para isso você precisará seguir os passos que iremos disponibilizar neste artigo. Além disso, iremos explicar o que é o SPC e como o nome passa a ficar negativado, com base no Código de Defesa do Consumidor.

Como fazer a consulta no SPC de maneira online
Fonte: Reprodução/Internet

Então, se tem interesse em conhecer um pouco dos seus direitos como consumidor e entender como consultar o seu CPF no SPC, continue por aqui.

O que é o SPC

O SPC significa Serviço de Proteção ao Crédito. Associado a dívidas e nomes sujos, ele tem como função auxiliar empresas e clientes em diversos momentos, como no de conceder crédito para o caso das empresas, ou visualizar débito quando se tratar de consumidor.

ANÚNCIO

Quando a pessoa já se encontra endividada, o SPC pode funcionar como um mediador entre o consumidor e a empresa. Assim, os dois podem resolver seus problemas, por meio de renegociação sem envolver terceiros. Sem contar, que esse intermédio é realizado de forma gratuita.

Por que meu nome está sujo

Se o seu nome se encontra negativado, significa que você deixou de pagar alguma empresa. Entretanto, para o seu nome realmente ficar sujo é necessário que antes ocorra um processo conforme a lei determina. 

De acordo com a legislação, a partir do primeiro dia de atraso a empresa pode entrar em contato com os “birôs de crédito”. Esses birôs são os conhecidos administradores da dívidas, são eles: Serasa, SPC Brasil e Boa Vista, por exemplo.

Essas empresas, ao receberem a demanda, são obrigadas a enviar uma espécie de carta ao devedor. Este comunicado deverá avisá-lo de sua dívida e de que possui apenas 10 dias corridos para renegociar ou pagá-la. Caso o credor não o faça, seu CPF entra no cadastro de dívidas, tornando-se sujo.

Como consultar o SPC online

Para consultar o SPC de forma online, será necessário seguir alguns passos. A consulta é realizada por meio do site Consumidor Positivo, onde você deverá realizar um cadastro utilizando seu CPF. Por meio deste cadastro será possível verificar como se encontra seu CPF no SPC. Confira abaixo o passo a passo de como consultar o SPC online:

  1. Entre no site Consumidor Positivo pelo link;
  2. Insira seu CPF no espaço em branco e clique em “Consulte Já”;
  3. Preencha os dados para realizar seu cadastro;
  4. Pronto, agora basta conferir os detalhes da sua pontuação, dívidas e se o seu nome está sujo.

Percebe-se, que esse processo pode ser bem simples. Para qualquer dúvida ou dificuldade, basta enviar um e-mail para os administradores do site ou entrar em contato através do número 0800 727 0201, para que eles resolvam qualquer demanda.

ANÚNCIO