Aprenda como estudar a Bíblia de forma correta e com qualidade

Nem todo mundo sabe como estudar a Bíblia. Apesar de ser algo muito comum na vida de muitos cristãos, o estudo pode estar sendo feito de forma incorreta. E por que isso é ruim? Porque, muitas vezes, o que é dito lá acaba não sendo compreendido.

Então, separamos aqui um verdadeiro guia para você aprender a estudar a Bíblia de uma forma muito melhor e com mais vantagens. Aliás, lembre-se que o simples fato de estudar esses livros já é um ótimo início, mas a qualidade no estudo pode te impulsionar para ser um cristão cada vez melhor perante aos ensinamentos de Jesus Cristo.

Inclusive, se você acha que estudar a Bíblia Sagrada é uma perca de tempo, lembre-se de Jó. Ele foi tido como o livro mais antigo e mostrou como é a relação do Homem com Deus. Esse livro está cheio de ensinamentos de como a gente pode ser uma pessoa melhor a cada dia.

O planejamento do estudo

Portanto, a primeira boa dica é considerar o planejamento do estudo. Porque como todo estudo, o da Bíblia também exige essa organização. Então, na dúvida sobre como estudar a Bíblia, comece pelo seu planejamento do estudo.

A ideia aqui é que você reserve um tempo diário e um lugar confortável para o estudo. Pode ser em casa mesmo, no seu quarto. Mas, você tem que ter o clima do estudo, sabe? Desligar a TV, o computador, o celular, o vídeo game. O foco tem que ser o estudo.

ANÚNCIO

Quanto ao tempo, isso varia de pessoa para pessoas e também do seu objetivo. Mas, o que se sabe é que estudando 20 minutos diários já será suficiente para você entender e aprender sobre os ensinamentos de Jesus Cristo.

O material de estudo

É claro que se estamos falando sobre estudar a Bíblia, o seu material de estudo será a Bíblia. Por isso, a dica aqui é que você tenha um bom livro em mãos. Isso porque atualmente existem diversas opções e traduções.

O ideal é que você escolha uma tradução que seja simples para que você compreenda de forma mais rápida e melhor. Isso é o que vai garantir a qualidade do seu estudo bíblico. Por outro lado, escolher traduções incorretas ou antigas pode atrasar o seu estudo.

Na dúvida, busque Bíblias que foram traduzidas até 40 anos atrás por grandes estudiosos. Inclusive, se você quer nomes, temos aqui algumas indicações que são originais e respeitados: Almeida Corrigida Fiel, Nova Versão Internacional, etc.

A oração

A próxima dica sobre como estudar a Bíblia vem diretamente das pessoas que mais estudam ou estudaram esses livros religiosos. Você deve fazer isso através de orações. Dessa forma, o estudo bíblico requer que você se oriente através da oração, que é muito poderosa.

E, nesse caso, orar é algo como conversar com Deus. Portanto, não adianta ler a Bíblia como se fosse um livro comum, de romance. É preciso ouvir o que está sendo dito nela. Aliás, uma boa dica é não tentar interpretar a Bíblia e sim compreender o que está nela.

O começo

Se você está na dúvida sobre por onde começar, a gente também tem algumas sugestões que farão todo sentido para você. Primeiro, o ideal é que você comece pelo Novo Testamento. Mesmo sendo um complemento do antigo Testamento, ele é mais simples de ser entendido.

Isso vai fazer mais sentido para você. Outra coisa é considerar o começo por “João”. Isso porque ele identifica quem é Jesus e vai te deixar mais bem preparado para as próximas linhas que vão vir na leitura. E sempre esteja concentrado na leitura. Afinal, se for preciso, leia mais de 2 vezes.

Após esse começo, que vem com os Evangelhos, você pode ler as cartas de Romanos a Judas.

Confira 7 dicas infalíveis para ter uma alimentação saudável durante o estudo

Estruturação em tópicos

A nossa última dica desse verdadeiro passo a passo de como estudar a Bíblia tem a ver com a forma que você vai estruturar o seu estudo. Se a gente falou, lá em cima, sobre o planejamento, agora vamos falar sobre a estruturação.

Uma boa dica é separar tudo em tópicos. A Bíblia tem índices temáticos e isso pode ser muito interessante para você. Dessa forma, você vai notar também que nem sempre a velocidade é o que vai importar mais. O importante é ler o mesmo capítulo várias vezes para não perder nada.

Ah, e nunca deixe de ter um dicionário por perto. Isso vai te salvar, literalmente, de ter que ficar sem entender algum ensinamento ou frase.

Bônus – estude em grupo!

Aprenda como estudar a Bíblia de forma correta e com qualidade

Agora sim, para terminar o conteúdo, saiba que estudar em grupo tem as suas vantagens. Ainda mais quando a gente fala em estudo da Bíblia, que é mais complicado devido ao uso antigo de palavras e expressões.

Inclusive, há grupos de estudo bíblicos espalhados na internet e nas igrejas, assim como em bairros. Você pode encontrar pessoas que tem o mesmo interesse que você e dividir esse estudo, deixando-o muito mais interessante e motivacional.

Até mesmo porque, se você ainda não sabe, aqui vai uma informação importante. A Bíblia não é apenas o Livro do Gênesis ou do Apocalipse. Ao todo, são 66 livros, com autores diferentes e com momentos distintos também.

Isso quer dizer que cada um deles pode ser mais fácil ou complicado por ser compreendido. Por isso, saiba ainda que cada pessoa tem a sua facilidade. Ao passo que a ideia do grupo faz todo sentido.

Dessa forma, a gente pode notar que várias pessoas estudando junto pode fazer a compreensão do conteúdo ser muito melhor.

ANÚNCIO