Descubra como administrar mais de uma empresa com essas 10 dicas

Se você é um jovem empreendedor pode ser que nunca tenha pensado nisso antes. No entanto, se observar vai ver que os grandes empresários vários negócios – ao mesmo tempo. Então, como administrar mais de uma empresa? É isso que vamos responder agora.

Afinal de contas, mesmo que você ainda não tenha notado, saiba que isso pode fazer parte da sua rotina daqui há algum tempo. Até mesmo porque a sua gestão pode ser eficaz com uma marca e você poderá gerir também outros negócios.

No entanto, saiba que não existe uma fórmula mágica e nem mesmo uma receita de sucesso para isso. Ao mesmo tempo, tudo nos leva a um único caminho, que é o das melhores práticas realizadas por outros empreendedores.

10 dicas para administrar mais de uma empresa

Basicamente, o que esses empresários fazem é reduzir os riscos dos negócios e ampliar as chances de sucesso no novo negócio. Confira algumas dicas para saber por onde começar e o que fazer nessa nova fase da sua vida, que se não chegou ainda, pode estar por vir.

1 – Propósito

A primeira das dicas sobre como administrar mais de uma empresa é saber que é imprescindível ter um propósito claro. Isso tem a ver também com a capacidade de transmitir essa ideia para as pessoas envolvidas no processo.

ANÚNCIO

2 – Resiliência

E nesse caso, a explicação é para o fato de que existem diversos negócios com reações distintas em cada universo em que estão inseridos. É uma questão de público, de produto, de diversidade mesmo.

3 – Desafios

Outro ponto semelhante entre os empreendedores que administram várias empresas é a capacidade de saber lidar com os desafios e as dificuldades em cada área do trabalho.

4 – Liderança

Se você tem uma boa capacidade para selecionar uma equipe profissional e fazer a delegação dela, obviamente, você tem os primeiros passos para ser um bom líder. Até mesmo porque isso é essencial na hora de descobrir como administrar mais de uma empresa.

5 – Parcerias

Outro ponto em comum é a questão de sempre considerar as novas parcerias e as relações de confiança com outras pessoas, que podem ser colaboradores, fornecedores, clientes.

6 – Visão

Sobre a visão, a gente deve considerar aquele olhar mais global do mercado em que você atua. Mas, não somente focado nele. Você também deve considerar analisar outros pontos de vistas e ter outras visões, ainda mais gerais.

7 – Experiência

Mais uma dica é sobre evitar arriscar em diversos negócios de uma só vez. É essencial que se tenha alguma experiência prévia para esse tipo de investimento. Seja o conhecimento do mercado, do produto ou de outras relações.

8 – Sociedade

Outra coisa importante sobre como administrar mais de uma empresa é pensar em ter sócios seniores mais experientes. Isso é diferente de ter sócios pensando no investimento financeiro. A ideia é que eles atuem como gestores, comunicadores, professores ou fazendo o trabalho de coaching dentro do novo negócio.

9 – Interesse

Essa dica vale ouro. Então, anote aí: deve-se evitar ter negócios que tenham conflito de interesses ou sejam concorrentes entre si. Análise se é o mesmo mercado, se é o mesmo produto, se é o mesmo público. Se for, o melhor talvez seja fazer uma fusão.

10 – Transparência

Por último, considere que ser transparente com todos os envolvidos é algo que é intrínseco em qualquer lugar, em qualquer empresa. Aliás, isso também será útil para evitar sensação de traição ou omissão por parte dos sócios ou investidores.

No caso de filiais

A ideia acima foi para explicar como administrar mais de uma empresa pensando em questões pessoais e profissionais do empreendedor. Mas, você também deve considerar abrir uma filiam ou uma rede de franquias.

Nesse caso, será preciso ir um pouco além. Você vai precisar pensar, por exemplo, no uso de ferramentas digitais e da tecnologia, como aquelas que fazem a gestão do negócio. Também vai ser essencial ter uma matriz (sede) e ter um canal de comunicação aberto e efetivo.

O caso das franquias ainda tem a ver com os produtos, estoques e até mesmo com a contratação de pessoas, que pode surgir através de um plano de carreira, o que acaba sendo incentivador e ao mesmo tempo benéfico para a companhia em termos de custos.

Bônus – como analisar os novos negócios

Agora que você chegou até o final deste conteúdo, com certeza, está mais fácil entender como administrar mais de uma empresa ao mesmo tempo, não é verdade? No entanto, pode ser que você ainda não tenha visto novas oportunidades para expandir os seus horizontes.

Sendo assim, esse último tópico, que é um bônus, pode te ajudar com isso. Fomos atrás de dicas de especialistas para mostrar que há certos momentos e certas ocasiões que nos fazem ver as possibilidades de novos negócios.

Por exemplo, a maioria dos grandes empreendedores afirmam que fazem isso observando o comportamento das pessoas conhecidas, que estão ao redor deles. Além de verem também o que as pessoas estão fazendo nas redes sociais.

Além disso, eles falam também sobre visualizar as ofertas de produtos e serviços em determinados segmentos, que eles consideram como tendências. E citam ainda a possibilidade de sempre estudarem as experiências bem-sucedidas de outras personalidades.

E tem mais

como administrar mais de uma empresa

Antes de finalizar, eles ainda falam em participar de eventos, analisarem startups, analisar os riscos que uma oportunidade oferece, saber quando não se pode absorver novas responsabilidades, não começar um negócio estando no vermelho e sempre ter olheiros (que são pessoas da equipe motivas a encontrarem soluções e ideias).

ANÚNCIO