CNH Social – CNH Grátis, Inscrição

Tem muita gente que pode conseguir tirar a Carteira Nacional de Habilitação sem ter que pagar nada por isso através da CNH Social, mas que não sabe. Essa forma de solicitar a CNH Social é bem simples e pode ser feita totalmente online.

O programa é oficial e feito com a organização do SEST/SENAT, que beneficia milhares de pessoas no Brasil. Descubra como fazer a inscrição na CNH Social, considerando a praticidade do acesso online.

E a CNH Social é um programa também para quem vai trocar de categoria ou acrescentar uma categoria na Carteira Nacional de Habilitação, sendo não apenas para quem vai tirar a 1ª Carteira Nacional de Habilitação.

CNH Social – o que é

A CNH Social é um benefício que é feito entre o Governo Federal e o SEST/SENAT e beneficia milhares de brasileiros que podem tirar a Carteira Nacional de Habilitação de forma gratuita e sem ter que pagar nem mesmo o teste final.

Também chamada de CNH Popular, a CNH Social foi criada justamente para dar chances as pessoas de baixa renda de ter acesso na hora de tirar a Carteira de Habilitação ou que querem incluir uma nova categoria na sua carteira.

ANÚNCIO

O benefício existe desde 2011 e é considerado um dos melhores do governo porque já beneficiou milhares de pessoas. E entre as vagas distribuídas de acordo com cada categoria disponível, sendo: a 1ª habilitação, a adição de uma nova categoria ou a mudança dela.

Para fins informativos, a CNH Social foi anunciada pelo governo no inicio de 2018 com mais de 9 mil novas vagas abertas para as pessoas de baixa renda. As informações são da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP).

CNH Social – preço e requisitos

A CNH Social é uma forma de tirar a Carteira Nacional de Habilitação grátis, portanto, como idealizado inicialmente não tem custos, sendo que é totalmente proibida a cobrança de qualquer valor durante qualquer etapa do processo – desde a inscrição até a tiragem.

Quanto aos requisitos para tirar a CNH de forma gratuita através do programa CNH Social estão: ter salário de até, no máximo, 2 salários mínimos em toda a renda familiar.

Além disso, é preciso ter mais de 18 anos, saber ler/escrever, estar desempregado há mais de 12 meses, ser beneficiário de programas sociais (Bolsa Família, Chapéu de Palha, etc), ser estudante da rede pública com boas notas, estar inscrito no Cadastro Único.

O ideal é você conhecer as regras do seu estado, já que os requisitos para tirar a Carteira Nacional de Habilitação podem variar entre um critério e outro. Mesmo porque o programa também beneficia motoristas que querem se realocar no mercado.

CNH Social – Inscrição

Na hora de fazer a inscrição no CNH Social, considere acessar o site do Detran do seu estado, considerando que cada um tem o seu. Você também pode tirar dúvidas sobre como se inscrever na CNH Popular através dos contatos telefônicos.

Na maior parte das vezes, o passo a passo para a inscrição no CNH Social é bem simples: entrar no site do Detran, encontrar a opção da CNH Social, seguir as instruções de cada estado, fazer o cadastro online e aguardar a confirmação dos dados.

A divulgação da solicitação do CNH Social, assim como todo o resultado, acontece no próprio site do Detran em datas especificadas. Para fazer o cadastro é preciso apresentar documentos como CPF, RG, comprovante de residência e a certidão de nascimento (ou casamento).

Inscrição CNH Social no SEST/SENAT

Também é possível fazer a inscrição do CNH Social através do site do SEST (Serviço Social do Transporte) / SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte). Sendo esse o único serviço oficial do programa.

O SEST/SENAT ainda afirma que todas as convocações dos candidatos inscritos são realizadas exclusivamente por e-mail, ao passo que o candidato deve verificar sempre a caixa de “spam” do seu e-mail.

A justificativa é a de que: -“pode acontecer de a mensagem de convocação não ir diretamente para a Caixa de Entrada do seu e-mail”. Portanto, no site SEST/SENAT também há a opção de fazer a inscrição da CNH Social.

Depois da Inscrição da CNH Social…

Os candidatos que forem selecionados para o programa CNH Social deverão confirmar as informações prestadas no ato da inscrição do CNH Social. E aí será preciso confirmar toda a documentação, como RG, CPF, comprovantes, etc.

Dessa forma, quem não se enquadrar nos requisitos obrigatórios para participar do programa será excluído do processo seletivo. Já os selecionados vão criar um cadastro, sendo que após a aprovação deverá procurar uma autoescola da sua cidade.

Então, a inscrição da CNH Social é apenas um dos passos para conseguir tirar a Carteira Nacional de Habilitação ou trocar de categoria. Ao passo que todo processo vai incluir, como todos os outros, os processos de exames médicos, testes, aulas, provas.

CNH Social – Estados Participantes

Antes de fazer a sua inscrição no CNH Social, considere que nem todos os estados do Brasil estão participando do programa. Sendo que eles estão sendo liberado aos poucos pelo Governo Federal, conforme os departamentos de trânsito.

Hoje em dia, os estados participantes do CNH Social estão: Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e também o Rio Grande do Sul.

CNH Social – CNH Grátis, Inscrição

Golpe da CNH Gratuita

Esse último tópico é para falar sobre o cuidado que as pessoas devem ter na hora de fazer a inscrição na CNH Social. Considere toda a informação que foi descrita neste conteúdo e saiba que tirar a CNH através do programa não exige pagamentos.

O golpe é uma isca usada por fraudadores que exigem pagamentos antecipados para a inscrição no programa, mas isso é ilegal. Portanto, considere usar apenas o canais oficiais, como os do SEST/SENAT.

Da redação

ANÚNCIO