Cartão do SUS: saiba como imprimir o cartão

O Cartão do SUS é usado por todos os pacientes que têm procedimentos que foram realizados ou que vão ser realizados no SUS (Sistema Único de Saúde), tais como agendamentos de consultas e pedidos de medicamentos. E você sabe como imprimir o Cartão do SUS?

Saiba que solicitar a 2ª via do Cartão de Saúde, que é outro nome para o Cartão do SUS, também pode ser um pedido online, que é feito gratuitamente no Portal do Cidadão, sendo que basta solicitar uma nova impressão no sistema.

Inclusive, pela internet dá até mesmo para alterar os dados do Cartão do SUS. Agora, se você ainda não tem o Cartão do SUS, considere que é possível imprimir o Cartão do SUS a partir dos documentos de identificação pessoal.

Cartão do SUS – o que é

A história do Cartão SUS data de 2001, através de uma portaria que passou a identificar de forma única cada usuário do Sistema Único de Saúde, ao passo que possibilita a vinculação dos procedimentos médicos e clínicos.

O Cartão Nacional de Saúde vincula todos os procedimentos realizados no SUS sendo muito útil aos pacientes que precisam de atendimentos. Do lado dos profissionais, a ideia é organizar melhor a base de dados.

E hoje em dia imprimir o Cartão do SUS é uma boa pedida para todos os brasileiros, considerando que as medidas de saúde são, tantas vezes, preventivas e a gente nunca sabe quando vamos precisar de um auxílio médico.

Até mesmo quem possui um convênio médico particular pode imprimir o Cartão do SUS para casos mais urgentes e emergentes, ao passo que estamos falando de medidas preventivas e de acesso público a diversas funcionalidades.

Por que o Cartão do SUS

Existem várias finalidades para solicitar o Cartão do SUS, como o fato de ser uma identidade do paciente no sistema público de saúde do Brasil em todos os atendimentos realizados nos postinhos, hospitais ou clinicas.

Com ele, os médicos e enfermeiros poderão ter acesso as suas consultas agendadas e realizadas, por exemplo. Já quanto aos exames, também dá para consultar os agendados e os já realizados, inclusive, com os resultados.

Também é importante imprimir o Cartão do SUS considerando as especialidades médicas pelas quais os pacientes foram atendidos, levando em conta ainda o histórico de medicamentos retirados pelos pacientes na Farmácia Popular.

Cadastro do Cartão do SUS

O jeito mais tradicional de fazer o cadastro do Cartão do SUS e imprimir o documento é através da visita até um dos pontos de atendimentos credenciados pela secretaria da saúde da sua cidade.

Mas, também existem uma maneira de imprimir o cartão do SUS pela internet, sendo que é preciso acessar o Portal do Cidadão e fazer um prévio cadastro com dados pessoais.

Cadastro Online do Cartão do SUS

Para fazer o cadastro no Cartão do SUS, considere que você vai precisar de seus documentos pessoais, sendo o CPF, o RG ou até mesmo a CNH. Além dos comprovantes de residência, que podem ser conta de luz, telefone e de água.

Após o cadastro, que pode ser feito no Portal do Cidadão ou nas Secretarias de Saúde da sua cidade, considere que você terá um número de identificação, que não pode ser transferido ou extraviado.

Esse registro é importante para o banco de informações do SUS e para o Ministério da Saúde, que analisam as condições de saúde de todos os cadastrados, de forma a reformular ações da rede pública de saúde e fornecer um melhor atendimento aos cidadãos.

Portanto, após o cadastro no Cartão do SUS, considere que também poderá imprimir o Cartão do SUS ou consultar o número pelo aplicativo do SUS. Saiba mais sobre esses 2 temos no decorrer deste conteúdo.

Confirmação do Cadastro do Cartão SUS

O pré-cadastro no Portal do Cidadão (CadSUS Web) é para agilizar e facilitar a criação do número de identificação do usuário. No entanto, também pode ser necessário imprimir o protocolo e enviar a secretaria da Saúde da sua cidade.

Isso lembrando que a sua carteirinha do SUS tem validade de 3 meses antes de ser levada até essa unidade física para que, assim, consiga receber o Cartão do SUS em conformidade com o número de identificação do usuário.

Os locais indicados para impressão do Cartão do SUS depois do pré-cadastro podem ser as secretarias de saúde, além de todos os pontos indicados pela secretaria, que podem ser os postos de saúde e os hospitais.

Cartão do SUS: saiba como imprimir o cartão

Imprimir a 2ª via do Cartão do SUS

Na página oficial do Portão do Cidadão, o usuário precisa inserir o número do CNS (Cadastro Nacional de Saúde) e também o nome completo, data de nascimento, o número do CPF, o nome da mãe e o endereço de e-mail.

Então, considerando que você já tem o seu cadastro feito no Sistema de Saúde, você poderá imprimir o documento com os seus dados incluídos. Essa é a forma mais simples de você imprimir a 2ª via do Cartão do SUS.

Requisitos para Imprimir Cartão do SUS

Qualquer pessoa pode imprimir online o Cartão do SUS em todos os municípios do Brasil, sendo que ele é aconselhável para atendimentos no SUS. O Cartão do SUS é gratuito e não tem custos nem mesmo para a emissão.

Além da opção online, os solicitantes também podem pedir a impressão do Cartão do SUS em hospitais, clínicas, postos de saúde, além dos locais indicados pela secretaria municipal de saúde.

Os documentos pessoais exigidos para imprimir o Cartão do SUS são: certidão de nascimento ou de casamento, RG e o CPF. E considere que o uso do cartão é ideal até mesmo para marcar consultas e exames.

Da redação