Como Cadastrar a CNH Digital – e os benefícios

A CNH Digital chegou ao mercado como sendo o 1º documento oficial a ter a mesma validade e originalidade para a sua versão online. E isso tem muitos benefícios, como na comodidade de não precisar carregar o documento impresso na carteira. Saiba como cadastrar a CNH Digital.

O procedimento de cadastro da CNH Digital é muito simples e exige pouco aparato por parte do consumidor, bastando apenas um smartphone com sistema Android ou iOS. Depois do cadastro da CNH Digital, a consulta do documento pode ser feita sem acesso a internet.

É muito importante aprender a se cadastrar na CNH Digital, considerando que os órgãos de trânsito podem multar os motoristas que tiverem sem o documento impresso e sem o documento digital também, além dos 3 pontos na carteira de motorista.

CNH Digital – o que é e como funciona

A Carteira Nacional de Habilitação tem a sua versão CNH Digital, que nada mais é do que o documento eletrônico e que tem a mesma data de validade do documento original impresso. E é administrada pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).

Isso quer dizer que ao cadastrar a CNH Digital, o consumidor poderá ter um documento de identificação civil com representação múltipla, isto é, que pode ser apresentado de forma impressa ou digital sendo que tem os mesmos valores.

Esse é o 1º documento do Brasil a ter esse diferencial, sendo que após o cadastro na CNH Digital, o usuário poderá verificar o documento mesmo sem ter o acesso à internet, usando apenas o aplicativo Lince.

É importante considerar o aplicativo Lince porque ele é oficial e vistoriado pelo Serpro e pelo Denatran, garantindo toda a integridade, confiabilidade e segurança dos dados contidos na sua CNH Digital.

Cópia Impressa da CNH Digital

É importante considerar outro ponto antes mesmo de cadastrar a sua CNH Digital. Por exemplo, a cópia impressa da CNH Digital, mesmo quando tem a assinatura digital do Detran, não vale como documento oficial e apenas como cópia autenticada.

Logo, apenas o aplicativo CNH Digital que foi desenvolvido pelo Serpro poderá substituir a carteira de habilitação impressa (CNH).

Também é importante considerar que caso a sua CNH seja apreendida pela fiscalização do Sistema Nacional de Trânsito (com base no Registro Nacional de Condutores Habilitados – Renach), a sua versão digital fica bloqueada também, automaticamente.

CNH Digital é segura e confiável?

Como você vai ver nos próximos tópicos, cadastrar a CNH Digital é um processo que leva em conta o download de um app e o uso do QR Code da sua CNH impressa. Portanto, isso faz com que o cadastro da CNH Digital seja autentico.

Justamente porque a ideia do Denatran é a de evitar fraudes. Dessa forma, enviar as suas informações pessoais no app é algo seguro, considerando ainda que os dados são todos protegidos por senha de 4 dígitos que é necessária para acesso ao documento online.

Até julho deste ano, mais de 0,30% dos motoristas brasileiros já haveriam aderido ao e-CNH, que é a Carteira Nacional de Habilitação Digital. E quanto ao aplicativo, já foram mais de 2 milhões de downloads, 10 vezes o número de pessoas que já tem o documento virtual.

Os benefícios da CNH Digital

A facilidade em ter um documento oficial com foto, como a CNH, na palma da mão é um dos principais benefícios de se cadastrar na CNH Digital. E isso costuma ser muito bom, inclusive, para os mais esquecidos que saem de casa sem o documento impresso.

E vale lembrar que conforme a legislação de trânsito do Brasil, os condutores que não tiverem com a carteira nacional de habilitação impressa ou digital serão autuados e poderão pagar multa de R$ 88,38. O veículo é retido também e a multa é leve, de 3 pontos na carteira.

Outra vantagem é que para fazer o cadastro na CNH Digital não há custos adicionais, exceto quando o interessado opta pelo certificado digital, que tem o seu próprio custo. Ah, e vale lembrar que cada Detran pode optar por suas regras quanto aos valores da CNH Digital.

Apenas para fins de conhecimento, um certificado digital pode custar R$ 100.

E em termos de novidade, há boatos de que ainda este ano será lançada uma 2ª versão do aplicativo, que vai contemplar a documento do veículo também, além da do motorista, tudo de forma oficial e original.

Como Cadastrar a CNH Digital

Para cadastrar a CNH Digital, o interessado deve ter a CNH original impressa com o QR Code, ou seja, ela precisa ter sido emitida a partir de 1 de maio de 2017. Além disso, o Detran de cada estado também deve estar dentro do sistema CNH Digital (Resolução 298/2016).

A partir desses requisitos importantes para cadastrar a CNH Digital, os próximos passos são bem simples: cadastro no portal do Detran, confirmação de dados (certificação digital ou pessoalmente no Detran), geração de código de ativação, aplicativo CNH Digital e senha.

Considere que após o cadastro na CNH Digital, o uso do aplicativo será imprescindível para conseguir fazer a consulta da Carteira Nacional de Habilitação online, através da tela do seu celular.

Outro diferencial da CNH Digital é que ela pode ser compartilhada através do aplicativo do seu smartphone por e-mail ou WhatsApp, ao passo que vale como documento de identificação pessoal com foto e originalidade.

Como Cadastrar a CNH Digital – e os benefícios

Atendimento cadastro CNH Digital

Se você ficou com alguma dúvida sobre como se cadastrar na CNH Digital, saiba que poderá falar na Central de Serviços Serpro, sendo que o principal canal é o e-mail (css.serpro@serpro.gov.br).

Da redação