4 dicas para aumentar a produtividade no trabalho

A gente faz muita gente sem perceber no trabalho, já notou? A gente tem hábitos no ambiente de trabalho. Mas, será que esses hábitos são bons ou ruins? A ideia é que a gente comece a prestar mais atenção nisso para que tenhamos aumento de produtividade.

Abaixo fizemos uma lista com 4 hábitos que temos que podem fazer toda a diferença nesse aumento de produção. E, claro, sem que se perca a qualidade.

4 dicas para aumentar a produtividade no trabalho

1 – Importante ou urgente?

Uma das melhores dicas que se tem dado hoje em dia para quem busca formas de otimizar o tempo no trabalho é sobre entender o que é importante e o que é urgente.

Importante é aquilo que precisa ser feito. Urgente é aquilo que precisa ser feito agora.

Então, ainda que você tenha uma boa rotina de trabalho, algumas vezes vai ser preciso inverter as ordens para atender o que é mais urgente.

Entenda o comportamento de cada tarefa que você tem que realizar no dia. Se você precisa comprar pães para o café da manhã dos funcionários, não adianta fazer isso no fim da tarde, certo?

2 – Pause, mas não pare!

A gente chega na sexta-feira e não vê a hora de acabar o expediente. Aí, a gente vai lá tomar um café, comer algo, conversa com um colega aqui, vê o celular acolá… Tudo para passar o tempo.

Definitivamente, pausar é importante, só que não dá para parar tudo que você está fazendo e deixar o trabalho para o dia seguinte, não é mesmo?

Nos anos 50, um estudiosos lançou a ideia de 90/20, que nada mais é do que sempre que trabalhar por 90 minutos direto, o mais ideal é descansar, ao menos, 20 minutos.

E o motivo é bem simples: você se tornará mais produtivo e menos cansado. Mas, atenção: são 20 minutos de descanso, entendido?

3 – Descanse e não se distraia!

Seguindo a ideia do tópico anterior, também vale citar a pesquisa da Gloria Mark, da Universidade da Califórnia.

 Ela diz que quando perdemos o foco do trabalho demoramos, em média, 23 minutos para se concentrar na tarefa de novo.

Por isso, o jeito é evitar interrupções a todo mundo. Isso acontece muito nos dias de hoje, especialmente com as mensagens de celulares.

O bloqueio de aplicativos é uma ótima ideia para você começar a considerar.

4 – Hábitos inimigos? Corte-os.

Você já notou que temos hábitos que acontecem todos os dias, né? Como escovar os dentes, ir ao banheiro quando nos levantamos e por aí vai. Hábitos, portanto, são coisas que fazemos no “piloto automático”, quase que sem perceber.

Agora, nem todo mundo percebe que existem os hábitos inimigos ou os maus hábitos.

Eles são muito vistos no ambiente de trabalho. É o hábito de estar sempre com o telefone celular na mão ou o hábito de verificar o e-mail a cada 20 segundos ou mesmo o hábito de sempre chegar no escritório em cima da hora.

Isso são hábitos que podem diminuir a sua produtividade. Portanto, é ideal que você elimine-os.