Saiba o que é preciso para dar aulas online

Independente do motivo, muitos professores têm optado por dar aulas online. Isso é possível graças à internet, que possibilitou as esse tipo de aprendizagem tão comum nos dias atuais.

Mais do que isso, atualmente temos no país um ensino à distância que tem a mesma validade do ensino tradicional, inclusive para o ensino superior e de pós graduação. 

Saiba o que é preciso para dar aulas online

Só que o texto de hoje é para falar sobre as aulas particulares. Isto é, quando o professor opta por ganhar dinheiro extra ao dar alguns “reforços” para outras pessoas. 

E nessa hora vem a pergunta sobre o que é preciso para dar aulas online no formato particular e não através de escolas, universidades ou centros educacionais. Abaixo, temos algumas dicas muito interessantes.

O acesso à internet

O acesso à internet é fundamental, afinal estamos falando de aulas online, não é mesmo? Por isso, considere que a melhor opção é a internet de banda larga, que é mais rápida, geralmente.

Também dá para usar a internet móvel, 3G até 5G, por exemplo. Só que isso pode causar falha na comunicação, o que não é nada aconselhável.

O aparelho de conexão

O aparelho de conexão com a outra pessoa pode ser um computador, desktop, notebook, tablet ou smartphone. É importante que seja tecnológico e atualizado, independente de qual seja.

Geralmente, quando o assunto são as aulas, para quem grava, o ideal é usar um desktop, que tende a ter melhores configurações de som e imagem. 

Os acessórios

Na lista dos acessórios entram o microfone, uma câmera, um programa que faz a gravação ou que permita a videoconferência em tempo real e um que permita a apresentação de slides.

Isso tudo já é suficiente, só que saiba que eles variam muito de preço e na qualidade também. Tem quem usa o próprio smartphone, o que pode ser uma boa ideia, dependendo da configuração dele.

O plano de aula

Saiba que apesar de ser no formato online, toda aula precisa ter um plano a ser seguido e todo professor sabe muito bem o que é isso.

Aqui vale pensar se a aula vai ser experimental, única ou coletiva ou por longo tempo. Isso tudo permite ter um plano de aulas mais adequado. Além disso, considere saber qual é a necessidade do aluno também. 

É muito importante que o professor online use todas as ferramentas que são disponíveis, como os simulados online, por exemplo. Além disso, o ensino EAD permite um melhor acompanhamento de cada aluno, respeitando o seu aprendizado.

Regularização

Uma última coisa que é importante é sobre se manter regularizado no mercado de trabalho. Porque mesmo que seja aposentado ou ainda tenha outro trabalho, dá para atuar como professor online de forma regularizada, inclusive, com a emissão de notas fiscais.

Uma opção, por exemplo, que é simples e muito prática e barata é abrir e se tornar um MEI. O Microempreendedor Individual tem vários direitos e acaba pagando um imposto baixo, por volta dos R$ 50, com base no seu serviço.

Além disso, a emissão de notas fiscais é gratuita, na maior parte dos casos e isso ajuda na hora de fazer a declaração do imposto de renda, também.