Especialista fala sobre 5 atitudes para ser feliz no trabalho – confira

Você sabia que existem atitudes que podem nos levar a um abismo profissional? Isso quer dizer que elas podem acabar com o nosso futuro dentro da empresa. Por outro lado, também existem atitudes para ser feliz no trabalho, sabia? Hoje, a gente vai falar sobre essas que são positivas.

Até mesmo porque ser feliz profissionalmente é uma busca constante no mercado de trabalho brasileiro e mundial, que é tão disputado e corrido. Logo, a gente não deve se acomodar nunca. Por isso, saiba que existem pequenas atitudes que podem ser decisivas para a trajetória profissional.

Sendo assim, é importante o autoconhecimento e a auto avaliação para saber se aquilo que desejamos condiz com aquilo fazemos. Isso é o que diz Elias Awad, que é biógrafo, palestrante e autor e foi o responsável por listar essas atitudes que estão abaixo.

As atitudes para ser feliz no trabalho

O autor menciona antes de tudo uma reflexão bem sincera: “honestamente, quem aguenta conviver com uma pessoa que só reclama e pensa negativo, que parece andar com uma nuvem escura na cabeça”? Para ele, o pensamento e a atitude positiva podem fazer toda a diferença no mercado de trabalho.

Por outro lado, as pessoas tóxicas acabam espalhando desânimo e irritação por onde passam. Inclusive, essas pessoas negativas são aquelas que sempre dizem algo como: “ele teve sorte na vida” ou “ele teve azar na vida”. No fundo, nem sempre trata de sorte ou azar, não é mesmo?

ANÚNCIO

Definitivamente, as pessoas positivas, que acreditam no trabalho que desenvolvem, que são gentis com o próximo, sempre têm uma palavra alegre e deixam tudo mais feliz por onde passam. “São como a luz”!

Se você ainda está do lado negro da força, abaixo temos 5 dicas ou passos ou atitudes para você começar a mudar os seus hábitos e ir para o lado luz da força. Bora lá? Confira essas atitudes para ser feliz no trabalho e comece a mudar desde agora.

1 – O NÃO

O autor começa a falar do “não”, que muitas vezes é dado como resposta. Para ele, essa é uma palavra poderosa, já que ela pode representar o fim de um ciclo. No entanto, também tem a necessidade de um redirecionamento de caminhos e ideias.

Assim, em alguns casos, um não bem colocado pode equivaler a dizer “não desta forma”. Entretanto, o não em uma pergunta pode ser um problema também. Isso por fazer com o que os seus planos e desejos comecem errado antes mesmo de sair do papel.

Resumo: corte o não da pergunta, sempre! “Se fizermos isso vamos sempre começar bem aquilo que buscamos realizar ou solucionar”. E diz mais: “Afinal, o não você já tem, precisa buscar sempre o sim”!

2 – SUA PARTE

Outra das atitudes para ser feliz no trabalho é fazer a sua parte no trabalho. Ainda mais nesses tempos complicados, onde há uma insatisfação geral no país em todos os âmbitos. Para o especialista, o grande problema está em sempre achar que a culpa é do outro. “E nunca por sua própria iniciativa”.

Ele diz que esse pode ser o momento de você dar um basta nisso tudo. “Chega de tirar proveito de situações com vantagens unilaterais, individuais”! Assim sendo, a gente precisa fazer a nossa parte sempre, no trabalho, em casa, na rua, etc.

Mas, como fazer isso? Para ele, é muito simples: agindo com cidadania, com respeito ao próximo, às leis e ao País. Assim sendo, cabe a nós darmos os bons exemplos, já que o mundo todo já está cheio dos maus exemplos, não é mesmo?

Aprenda como ser um líder dando o exemplo

3 – A FELICIDADE

Mais uma das atitudes é pensar na felicidade profissional. O que seria ela? É o resultado de um somatório de fatores, diz o autor. O importante é saber que essa felicidade não é, necessariamente, uma conta bancária cheia de dinheiro, viu.

Para Awad, essa conta é reconhecimento, mas não resultado ou estratégia. “Ninguém é feliz, simplesmente, por ter dinheiro”, diz conta. Assim sendo, essa felicidade no trabalho ocorre quando o profissional encontra o seu proposito na empresa.

Portanto, uma das atitudes para ser feliz no trabalho é encontrar a sua intensidade daquilo que você faz. Aliás, você faz isso independentemente do cargo, salário ou empresa em que atua.

4 – ÂNGULO

Você também deve ser aquele profissional que pensa fora da curva, isto é, que tem um ponto de vista de outro ângulo. O motivo é que as pessoas que fazem isso agem de formas diferentes e buscam resultados diferenciados também.

atitudes para ser feliz no trabalho

De modo geral, são pessoas predispostas a se dedicarem aos detalhes e a entregarem os melhores resultados. Além disso, são profissionais que possuem foco no conhecimento, autoconfiança, estratégia, relacionamento, liderança, capacidade de resolver problemas, etc.

No entanto, o autor diz que esse caminho não é o mais simples, já que nem sempre o mercado vai aceitar, de antemão, o seu ponto de vista, mesmo que ele possa trazer os melhores resultados. É preciso tomar cuidado com as amarras e preconceitos.

5 – VALOR

Por último, ainda que possa parecer estranho, saiba que temos que falar do valor. Do seu valor enquanto profissional. Isso porque tem muita gente que cobra um preço, mas esquece do valor.

“Você não custa, você vale”. Portanto, aprenda a considerar o seu potencial, seu conhecimento, seu trabalho e faça isso muito além de reais ou dólares. “Porque isso não tem nada a ver com ganância e sim com realização profissional”.

ANÚNCIO