Considere essas 5 dicas de atendimento ao cliente online

O que você sabe sobre o atendimento ao cliente online? Basicamente, essa é uma nova forma de fazer contato com o cliente. Inclusive, é mais barata e mais prática. Por outro lado, muitos consumidores (quase todos) têm preferido os canais digitais para a comunicação.

Então, o que você tem que fazer nada mais é do que unir o útil ao agradável. Se o cliente gosta e é barato para você, logo, a saída mais viável é investir no atendimento online, que pode ser por chat, redes sociais, e-mail, etc.

Porém, é preciso cuidado. Afinal, o que você não deve fazer é invadir a privacidade do seu cliente porque isso pode te custar muito caro – e ter efeito contrário. Então, confira essas dicas e saiba como se comportar no atendimento ao cliente feito pelos meios digitais.

1 – O horário de funcionamento

É engraçado falar em horário de funcionamento quando se faz vendas online, né? Afinal, essa é uma das vantagens de se vender pela internet: você não tem horários para fazer as vendas que, inclusive, podem acontecer até de madrugada.

No entanto, existe uma regra de etiqueta que diz que é preciso você considerar um horário para atendimento. Esse atendimento é para tirar dúvidas dos clientes e futuros clientes. Então, é importante você deixar claro qual é esse horário.

ANÚNCIO

Deixe o seu público avisado disso: no Instagram, no Facebook, no Whatsapp, no e-mail, na página de vendas. O fato é que o comprador vai querer a sua atenção a qualquer hora, mas você não vai ter como atender ele 24 horas por dia.

Logo, é bom pensar em horários mais específicos. Sendo que o mais comum é o horário comercial, que vai das 8 horas da manhã até as 18 horas da tarde. Aos sábados, domingos e feriados você poderá ter um horário especial também.

2 – O corretor automático

A próxima das dicas para fazer o atendimento ao cliente online de forma positiva é você pensar no corretor automático, que costuma surpreender e prejudicar muita gente. Ainda mais quando a gente fala em realizar vendas online pelo celular, né.

Já que no computador, no PC e no notebook isso é menos comum de acontecer. Já no celular é bem fácil você tocar uma palavra por outra (devido ao uso do corretor automático) e aí você acaba mudando totalmente o sentido da frase. E isso dá um baita problema.

Então, a dica é a seguinte: se for usar o corretor automático do celular faça sempre uma leitura revisada do que você vai enviar ao público para evitar esses erros de ortografia ou que podem mudar o sentido da frase. Além de pagar mico, você pode ter prejuízo com isso, viu.

3 – O meio de comunicação

No primeiro tópico deste conteúdo, a gente falou sobre as vendas que podem ser feitas em várias redes sociais, além de canais de comunicação direto. Porém, é importante que você vai saiba usá-lo e definir qual será o mais viável para você.

Ainda mais se você é um novo empreendedor que está atuando sozinho – obviamente, você não terá tempo para responder todo mundo em todas as redes, né. Sem contar que cada rede exige uma condição de resposta e de comportamento que você deve ter.

Por exemplo, o e-mail acaba sendo muito mais formal. Mas, o Whatsapp pode ser mais pessoal. Já o Instagram permite mais campanhas e divulgação. Logo, cada rede tem o seu ponto forte e a sua vantagem. Mas, é importante que você escolha o seu canal de vendas.

Aliás, você pode trabalhar com todos os canais, está bem? O que queremos dizer é que você deve conhecer a diferença entre eles e saber qual é o melhor para o seu público.

4 – A educação

Agora, independente do canal que você escolheu, o que não muda é que você deve ser um vendedor educado. E paciente. E prestativo também. Então, pode ser pelo Whatsapp, pelo e-mail ou até mesmo na hora de receber uma ligação telefônica.

A educação vai dizer muito sobre você, a sua empresa, a venda e o retorno do cliente para comprar mais com você. E isso é imprescindível em uma comunicação direta com o consumidor. Inclusive, em caso contrário pode até gerar ações judiciais, viu.

Inclusive, não há regras para isso. Mas, de maneira geral, um e-mail deve ser respondido em no máximo 48 horas. Enquanto que uma mensagem de Whatsapp deve ser vista e respondida em até 24 horas, por exemplo.

5 – A permissão

E para fechar esse conteúdo sobre o atendimento ao cliente online, saiba que uma última regra de etiqueta é sobre a permissão do cliente para você falar com ele pelos meios de comunicação digitais.

Todos são pessoais e mesmo que você tenha o cadastro dele não deve sair por aí enviando mensagens para ele. Logo, a dica é que você tenha algum formulário onde pergunte por qual canal ele gostaria de realizar o contato.

Geralmente, ele pode optar pelo e-mail se quiser algo menos pessoal. Mas, também pode optar pelo Whatsapp se quiser algo mais prático. O importante é você considerar o que é bom para ele e não somente para você.

atendimento ao cliente online

As dicas de etiqueta

Sendo assim, a gente termina esse conteúdo sobre as dicas de etiqueta que você deve considerar, de forma imprescindível, na hora de falar com o seu público. É claro que não existe um manual do empreendedor digital que dita tais regras. Porém, elas são efetivas e funcionam, deixando o seu empreendimento muito mais profissional.

ANÚNCIO