Ambev vai instalar mais de 30 usinas solares no Brasil até 2020

O setor de energias renováveis está em alta no mundo todo. Isso acontece pelo fator ambiental, já que estamos falando de uma forma sustentável de gerar energia. Agora, isso também se deve à geração de emprego, que é um item social e econômico.

A meta da Cervejaria Ambev é gerar toda a sua energia de forma sustentável. Para isso, o foco da energia limpa, na maior parte, vem da energia solar. Por isso, o objetivo é inaugurar 31 usinas solares até o fim do próximo ano no país.

Ambev vai instalar mais de 30 usinas solares no Brasil até 2020

A ideia é que todas essas usinas sejam capazes de abastecer os 94 centros de distribuição direta (CDD) da companhia.

A Ambev é conhecida por ser a dona de marcas de cervejas e outras bebidas, como Skol, Brahma e Budweiser. Ao todo, são mais de 200 rótulos.

As usinas solares da Ambev

Até o final deste ano, 2019, será abertos 25 parques no país. Eles devem atender a 90% de todos os centros de distribuição.

Essas usinas vão funcionar de forma comum, através da geração distribuída. Assim, a energia gerada por cada planta vai ser usada pelos CDDs e também vai para a grade pública da região.

Ao todo, conforme o estudo da Ambev, serão implementados mais de 50 mil painéis solares. A capacidade total de geração de energia solar será de 2.6000 MWh mensais.

E, do ponto de vista ambiental, isso vai evitar a emissão de mais de 2,9 mil toneladas de CO2 no ambiente, o que dá algo equivalente a retirada de 744 mil carros que transitam nas ruas do país.

Como é a energia gerada na Ambev

Atualmente, praticamente metade de todas as cervejarias da companhia já vem de fonte limpa. Mas, isso acontece através da queima da biomassa da madeira e do óleo vegetal.

Então, por que a Ambev quer mudar? A mudança está no fato de que a empresa quer ter uma matriz energética própria e que possa vender a sobra.

Inclusive, a mudança já começou há algum tempo, em Ponta Grossa e em Uberlândia. Por lá, os painéis solares já funcionam muito bem – atendendo a 90% da matriz.

Foi no fim de 2018 que a Ambev iniciou a instalação da primeira usina solar, em Uberlândia. Até o fim deste ano, ela estará inaugurada e com capacidade para atender 13 centros de distribuição.

“Para nós, é um sonho realizado. A instalação dos painéis solares é um marco na nossa história. e isso vai afetar as próximas gerações e o meio ambiente”, avalia Leonardo Coelho, diretor da marca.

Outras metas

Além dessa meta, a Ambev também tem outras, que estão previstas para os próximos anos.

Uma delas é o que ficou chamado de Embalagem Circular. Assim, todos os produtos serão embalados de forma retornável, com conteúdo reciclável.

Iniciativas da Volkswagen

Vale lembrar que essas iniciativas estão sendo pensadas e idealizadas por várias grandes empresas. Outro exemplo vem da Volkswagen. Uma marca de caminhões, ônibus e carros.

Até 2023, a marca quer zerar a emissão de CO2 em toda América Latina. Isso será possível devido ao uso de caminhões 100% elétricos.