Descubra 3 diferenciais para abrir uma academia para ganhar dinheiro

Uma coisa que todo mundo sabe, mesmo sem ver pesquisas, é que o mercado de academias só cresce no país todo. É uma tendência. Por isso, uma das principais buscas do Google hoje em dia é sobre como abrir uma academia para ganhar dinheiro.

Pensando nisso, criamos este conteúdo, que você vai ler agora mesmo. Portanto, considere que apesar de ser um mercado que só cresce, ele também representa um desafio: manter os alunos nas aulas após a efetivação da matrícula.

Mas, esse é só um dos desafios que são importantes de serem enfrentados para você começar a lucrar com essa ideia de negócio do mercado fitness. Abaixo, vamos trazer mais pontos como esses, continue lendo para saber tudo.

Manter os alunos após a matrícula

Para esse início de texto, vamos falar sobre esse desafio, que já foi mencionado aqui. Aliás, saiba que isso faz todo sentido já que menos de 4% de todos os alunos matriculados se mantém nas aulas durante o ano.

Portanto, o empreendedor e dono de academia precisa se reinventar. Dessa forma, para trazermos aqui um exemplo real vamos citar a Contours. É uma empresa que tem mais de 15 anos no mercado e com 17 unidades.

ANÚNCIO

Inclusive, o diferencial dela é o público feminino. Assim, oferece ambientes para esse público. Resultando em pessoas que possuem vergonha de ir até uma academia se exercitar. A partir disso, ela criou várias opções de treinos. Inclusive, para quem faz dupla jornada.

Os diferenciais

As novas franquias servem como um espaço completo para as mulheres. Assim sendo, não estamos falando apenas de musculação. Mas, também de tratamentos estéticos, pilates, espaço kids, treinos em grupo, etc.

Recentemente, a empresa apareceu na mídia impressa. Veja um trecho da entrevista. “Temos o atendimento inicial feito pelas consultoras de vendas, em que oferecemos alguma bebida, incluindo orgânicas”.

“Neste momento, queremos entender o real motivo que a trouxe porque nunca é só estética. A partir daí, indicamos os serviços mais adequados às suas expectativas e necessidades e apresentamos a estrutura da academia”.

Saiba se é a hora de investir no mercado fitness

Mas, e como reter as alunas durante o ano todo? “No caso de retenção, para que as alunas permaneçam renovando durante anos, o importante é sempre manter o ciclo de acompanhamento ativo, além de avaliação física e feedbacks com as professoras”.

As frases acima são originais da gerente nacional de operações da marca, Elaine Pereira.

1 – A frequência              

Para manter a frequência das alunas, a empresa também dá algumas dicas. Inclusive, isso vai fazer toda a diferença na vida de quem quer abrir uma academia para ganhar dinheiro neste ano.

A rede de academias usa uma ferramenta chamada tabuleiro. Basicamente, nesse formato, as alunas é que se automotivam para controlar a frequência. Aliás, por ele também dá para analisar detalhes importantes da atividade física e da saúde.

Por exemplo, a hidratação do corpo, a alimentação saudável, etc. “Além de tudo isso, a nossa equipe individualiza os treinos. Isso nos traz uma retenção média de 63%, enquanto academias convencionais têm uma média de 35%, completa Elaine.

2 – O público

Além da frequência, o conhecimento sobre o público com quem está falando é essencial, dizem os gerentes da rede.

Dessa forma, quando chegou ao Brasil, em 2004, a Contours possuía 80% de suas alunas com idade entre 45 a 55 anos. Mas, com o tempo, isso mudou bastante. Há um alcance entre as idades, agregando mulheres de 15 a 94 anos, mas com maior aderência entre 28 e 55.

Descubra 3 diferenciais para abrir uma academia para ganhar dinheiro

“Por conta disso, adotamos alguns serviços a mais, como estética, aulas coletivas e pilates, porque eles atendem a todas as idades, potencializando ainda mais o objetivo das alunas”.

3 – A socialização

Por último, também é preicso pensar na socialização das alunas da academia. A regra é sempre a de ouvir o que o cliente tem a dizer. Isso é válido para qualquer ideia de negócio que você tiver. Inclusive, para você que está pensando em abrir uma academia para ganhar dinheiro.

Um bom conselho é ficar de olho nos canais de comunicação, como na plataforma Reclame Aqui, respondendo um a um dos casos pessoalmente.

“O que mais nos orgulhamos é que nunca tivemos reclamações quanto aos nossos produtos, elas são sempre relacionadas a detalhes que não foram resolvidos dentro da própria unidade e que, pela demora, chegaram ao Reclame Aqui” conta.

Bônus – academia ecológica

Para quem está pensando em abrir uma academia neste ano, uma boa ideia é estudar as academias ecológicas. Ainda não conhece? Saiba que no Brasil elas já existem. E uma marca conhecida é a Ecofit, considerada a primeira desse gênero.

Basicamente, na academia tem atividade física que melhora a qualidade de vida. Mas, também se tem o foco no comportamento sustentável e isso vai desde o uso de materiais recicláveis até mesmo a iluminação local.

“Empreendedores iniciantes costumam buscar ‘qual é a tendência’ e deixam de seguir seus verdadeiros sonhos. Acredito que um negócio é a forma que ele escolhe de oferecer seu melhor para contribuir para um mundo melhor”, prevê Antonio Gandra.

Entre os diferenciais da Ecofit estão ações como clube família, ambiência que dá a sensação de estar longe da vida urbana, valores cerca de 30% menores que os das academias similares, um cuidado específico com o biopsicossocial e a sustentabilidade.

ANÚNCIO