3 dicas para abrir uma oficina mecânica lucrativa

PROPAGANDA

Atualmente, com o grande número de veículos por todo o mundo, abrir uma oficina mecânica pode ser uma ideia de negócio lucrativo. Afinal, estamos falando da grande demanda que toda região do país tem.

Só que nem todo mundo sabe que alguns diferenciais podem fazer toda a diferença. Assim sendo, trouxemos 3 dicas fundamentais para quem vai abrir um negócio como esse. Confira.

3 dicas para abrir uma oficina mecânica lucrativa

E leve em conta também que é preciso estudar a ideia e ter um projeto bem pensado. Afinal, nem sempre o dinheiro para abrir o negócio vai ser o suficiente. Agora, se você tem uma ideia embasada, aí sim, tudo pode dar muito certo para você.

1 – Regularização

A regularização é algo fundamental para abrir um negócio sustentável hoje em dia. Por isso, o empreendedor deve buscar todos os aparatos para estar dentro da lei. 

Tem muita gente que busca formas mais econômicas, como Eireli ao invés de ser uma Pequena Empresa. E tudo bem, se isso se enquadrar no seu projeto.

Tem quem começa sendo MEI, com 1 funcionário só. E, mais tarde, migra para outras categorias.

O mais importante é estar dentro da lei. Isso também envolve pagar tributos e impostos. 

Infelizmente, atualmente, o Brasil é um país burocrático para isso. Só que você precisa estar dentro da lei para lucrar de forma justa e valida.

Aí, tem muita gente que escolher ser Mei. Essa também é uma boa ideia. No entanto, o Mei tem limites, como de 1 funcionário e de 81 mil de faturamento anual. Mas, para um começo, para um teste, a ideia pode valer a pena.

2 – Atendimento

O atendimento também é algo necessário. Porque se você não atender bem, o seu público nunca se tornará seu cliente. O atendimento faz muita diferença em um mundo como temos hoje: cheio de concorrentes e oportunidades.

Mas, o que é um atendimento bom? Nada mais do que você dar comodidade ao seu cliente. E ser cômodo não é apenas facilitar a vida dele, mas outras coisas.

Servir um café na sala de espera, em um bom clima, com internet, já é um bom começo. Ah, ser tolerante, paciente e educado é obrigatório e você sabe, né? E existem vários itens que compõe o bom atendimento e relacionamento com o cliente.

O atendimento vai envolver todo o seu contato com o cliente. Da propaganda aos pós-venda. E isso pode fazer o seu cliente voltar mais vezes ou nunca mais voltar. 

3 – Especialização

O último ponto importante é ter pessoas qualificadas e especializadas para fazer o trabalho.

Porque mesmo o seu negócio tendo um bom atendimento, ele precisa gerar resultados.

Gerar resultados nada mais é do que entregar o que foi prometido. 

Infelizmente, nos dias atuais, as mecânicas, de um modo geral, tem sido mal vistas porque entregaram, durante muito tempo, serviços ruins. 

Mas, isso está mudando e você pode fazer parte dessa mudança se tiver a simples ideia de ter profissionais especializados. 

Somente quem entende pode fazer o serviço. Então, mesmo que contrate inexperientes, proporcione cursos de especialização ou treinamentos, por exemplo.