Abono Salarial – Como solicitar, consultar valor e sacar

O governo liberou o saque do abono salarial PIS-Pasep 2020-2021. Foi publicado no diário oficial da União no início de abril que os pagamentos começaram em junho e vão até o primeiro semestre de 2021. 

O PIS é para os trabalhadores do setor privado e o Pasep para servidores públicos. O pagamento segue o calendário específico que foi divulgado. Ele considera o mês de nascimento dos trabalhadores e o número final da inscrição.

Outro fator é que que se enquadra nos requisitos do PIS é pago pela Caixa Econômica Federal. Para quem é servidor público, o Pasep é pago pelo Banco do Brasil.O calendário dividiu o pagamento entre o ano de 2020 e 2021.

Abono Salarial - Como solicitar, consultar valor e sacar

Saiba mais sobre como solicitar e consultar o valor. 

O que o abono e quem tem direito?

O abono é um benefício do governo federal do Brasil dado a trabalhadores de iniciativa privada que trabalham com carteira assinada. O valor pago pode ser de até um salário mínimo para quem preencher outros requisitos da lista. 

ANÚNCIO

É preciso ter trabalhado por pelo menos cinco anos de carteira assinada com remuneração que não ultrapasse dois salários mínimos. Para ser aprovado, também é exigido que tenha trabalhado no ano-base, neste caso 2019, por no mínimo 30 dias.

O último requisito é ter os dados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Se você ainda tem alguma dúvida se pode ou não receber o abono pode ficar de olho em todas as informações abaixo no vídeo do Serasa ensina

Como consultar e sacar o abono?

Se você quer saber se tem acesso ao abono do PIS e gostaria de consultar, basta acessar o portal correspondente para verificar. Você pode ter acesso clicando neste link. Contudo é preciso ter em mão o número do NIS (PIS/Pasep) 

Para consultar com o número do NIS, é possível saber o seu número pela internet. O saque é feito de duas formas. Para sacar o PIS é preciso ter o Cartão Cidadão em mãos e ir até qualquer agência da Caixa com documento de identificação. 

No caso do Pasep, como dissemos ele é pago pelo Banco do Brasil. Neste caso os servidores públicos devem consultar suas contas, e na ausência do valor procurar uma agência do Banco do Brasil mais próxima. 

Calendário do Pasep

Abono Salarial - Como solicitar, consultar valor e sacar
Fonte:(Reprodução/Internet)

Confira o calendário para sacar

O calendário do saque está organizado pelo mês de nascimento e final de inscrição. A divisão foi feita da seguinte maneira. Quem nasceu nos meses de janeiro, fevereiro,  março, abril, maio e junho e tem o número de inscrição de 5 a 9 receberá no primeiro trimestre de 2021. 

Já quem nasceu em julho, agosto, setembro, outubro, novembro ou dezembro com número de 0 a 4 recebe ainda este ano de 2020.  O prazo final para o saque de todos os trabalhadores é até 30 de junho de 2021. 

O governo disponibiliza também telefones para contato. Mais informações sobre o PIS podem ser obtidas pelo telefone 0800 726 0207. Para consultar qualquer assunto referente ao Pasep consulte o telefone 0800 729 0001. Confira o calendário do PIS abaixo. 

Calendário do PIS

Abono Salarial - Como solicitar, consultar valor e sacar
Fonte:(Reprodução/Internet)

 

ANÚNCIO