3 frases para nunca falar na entrevista de emprego

É verdade que não existe um padrão certo e único para passar em uma entrevista de emprego e ser contratado para o novo trabalho. No entanto, há maneiras de aumentar as chances para que isso aconteça.

Uma dessas maneiras é evitar que a entrevista se torne um fracasso. Porque as vezes, ou quase sempre, apenas o currículo não basta. O candidato tem que mostrar mais do que isso.

3 frases para nunca falar na entrevista de emprego

Ser educado, gentil e pontual são coisas importantes. E saber escolher as melhores expressões é o grande diferencial que se pode ter para enfrentar a concorrência e os outros candidatos.

Separamos 3 frases que geram muita discussão e que podem ser interpretadas de maneiras negativas. Portanto, nunca devem ser ditas. Conheça-as e fique mais bem preparado para a próxima entrevista que fizer.

ANÚNCIO

1 – Eu não sei fazer

É claro que nem sempre vamos saber tudo e até o pior entrevistador do mundo sabe disso. Só que a ideia de não saber fazer pode soar como impotência ou falta de vontade.

Se tiver que ser sincero e afirmar que ainda não sabe como fazer aquele trabalho, diga isso de um jeito diferente, mais leve e mais corajoso, como: – eu aprendo em pouco tempo.

Lembre-se que tudo é passível de aprendizagem e hoje há muitos meios de aprender com qualidade e sem que isso seja caro, como em cursos online do Senac e Senai, por exemplo.

O simples fato de você estar a procura de emprego já quer dizer que você está buscando aprender algo novo, certo? Portanto, ao invés do não sei, opte pelo entusiasmo de aprender e demonstre isso.

2 – Eu não tenho sorte

Essa é uma expressão que tem sido cada vez mais comentada em todo o mundo porque quase ninguém dá o devido valor a ela. Então, atente-se com isso.

Quando uma pessoa diz que não tem sorte, isso quer dizer muita coisa.

E muita coisa ruim, negativa. A impressão é a de que a pessoa realmente acha que nunca vai ter sorte – mesmo que nem tudo na vida se trata de sorte.

O simples fato de estar em uma entrevista de emprego já mostra que sim, você está com sorte. Então, ao contrário de se lamentar, seja grato por essa oportunidade que pode gerar ótimos resultados.

Se você não tem sorte, como agregaria valor para a empresa que vai trabalhar?

Acredite: dizer que não tem sorte é um ponto muito negativo para você e isso pode te fazer perder uma vaga de emprego – e se isso acontecer não vai ser mera coincidência com a falta de sorte.

3 – Eu sou o melhor

Apesar dessa frase aparentar ser algo que vai trazer a ideia de poder e determinação, na maior parte das vezes ela tem outro efeito, que é totalmente negativo.

Quando, em algum instante, o entrevistado diz que é o melhor da sua área ou no que faz, os entrevistadores podem entender que ele é arrogante também, o que não é nada bom.

Isso porque, de maneira geral, a frase estima que a pessoa acha que sabe tudo e, portanto, não precisa mais aprender – e nem precisa do emprego também.

Então, simplesmente, para evitar a confusão ou o mal entendimento, opte por não falar essa frase em uma entrevista de trabalho da próxima vez.

Não diga isso tudo nem na internet

Um breve detalhe que queremos apresentar é a questão de que hoje em dia, apesar de a maior parte das entrevistas serem presenciais, os gestores buscam informações na internet também.

Portanto, é um grande erro dizer que tem muita sorte e se mostrar sorridente no dia da entrevista, mas provar o contrário nas redes sociais. Cuidado com o que você diz no mundo virtual, ok?

ANÚNCIO