3 Formas para Usar a Nota do Enem em 2019

Todos os anos, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma das provas mais concorridas do país. São muitos e muitos alunos que entram em escolas para fazer o Exame. O resultado é que a nota do Enem pode ser uma boa forma de ingressar na faculdade.

Existem hoje vários programas que usam como base o Enem, como o SISU, PROUNI e até mesmo os próprios processos seletivos de faculdades. Confira como usar a nota que você tirou no Enem para ter mais chances de acessar o ensino superior em 2019.

3 Formas para Usar a Nota do Enem em 2019

1 – Programas Sociais

Hoje em dia, temos vários programas sociais que se baseiam na nota do Enem para dar oportunidades de estudo aos jovens e adolescentes.

O PROUNI (Universidade para Todos) é um deles. Essa é uma opção que foi criada pelo governo federal e que oferece bolsas de estudos em universidades privadas, isto é, particulares.

Assim, existe uma regra para que os centros universitários e faculdades que são pagas aceitem os alunos com as melhores notas do Enem. Isso vale para bolsas integrais (100%) ou parciais (até 50%).

A regra é que os participantes devem ter uma renda mínima comprovada de até 3 salários bruta por família mensalmente. E, além disso, os estudantes que vão concorrer as vagas não podem ter diplomas do ensino superior.

SISU

O SISU (Sistema de Seleção Unificado) é outro programa social estudantil do governo federal, a diferença é que as vagas abertas aqui são para as universidades públicas.

Nesse caso, como a procura é muito grande, o que acontece é que as vagas são distribuídas em processos seletivos, que são abertos bianualmente, isto é, 2 vezes ao ano, sendo sempre no 1º semestre e no 2º semestre de cada ano.

2 – Processos Seletivos

A segunda forma de usar a nota do Enem para entrar na faculdade é justamente usar o Exame como porta de entrada, já que muitas universidades, tanto públicas como as privadas, usam essas notas como processo seletivo.

Por exemplo, no âmbito público, as universidades estaduais e federais, aceitam a nota do Enem em sua maioria para uma espécie de 1ª fase, sendo que depois podem promover novas provas para nova seleção.

O mais importante é considerar que cada universidade tem seus próprios mecanismos para usar a nota do Enem. Existem faculdades, inclusive, que não promove a redação no seu processo porque usa a redação do Enem como base.

No caso das privadas, saiba que existem faculdades que dão bolsas integrais e parciais para participantes do Enem, por isso, ter uma boa nota é fundamental.

3 – Complemento de Nota

Uma última maneira de usar a nota do Enem é complementar a nota dos processos seletivos que as próprias universidades fazem. O ideal é observar cada edital de faculdade para saber como a somatória é feita.

Há casos, que uma boa pontuação do Enem pode ser importante para dar pontos a um aluno em concorrência com outros visando um mesmo curso. Ainda que seja uma porcentagem pequena, ela pode fazer a diferença também.