3 diferenciais para escolher um novo trabalho após os 50 anos

Mudar de emprego ou seguir uma nova carreira após os 50 anos é algo que tem sido cada vez mais comum no Brasil por vários motivos. Inclusive, pelo fato de que as pessoas estão envelhecendo mais e a vida só termina lá pra frente, depois dos 80, 90, 100 anos.

Por isso, se você passou dos 50 saiba que ainda pode ter um bom mercado de trabalho para você atuar. Separamos aqui 3 diferenciais, que são 3 dicas especiais, para você que vai mudar de emprego nessa fase da vida. Confira e fique mais preparado para esse momento.

3 diferenciais para escolher um novo trabalho após os 50 anos

1 – A experiência conta

As suas qualificações do mercado de trabalho e habilidades que conseguiu durante o tempo contam muito na hora de buscar um novo horizonte. Então, o ideal é que a sua próxima carreira tenha a ver com tudo que você já sabe.

Use os seus pontos fortes e ganhe oportunidades para aproveitar o seu trabalho novo de forma mais segura e destemida.

Por exemplo, independente de onde você tenha trabalho dá para pensar em áreas como a da educação, onde é possível passar adiante o seu aprendizado, seja como conselheiro, tutor ou alguém responsável por isso, como um orientador.

2 – Tem a opção de especialização

Se por um lado a sua experiência conta (e muito) para o seu novo emprego, considere que com o mercado cada vez mais flexível e rápido pode ser que você precise de uma nova atualização no seu currículo e os cursos estão aí para isso.

Você pode passar por treinamentos, certificações, cursos online, cursos gratuitos, cursos presenciais, palestras, networking, conversas e tudo mais que vai agregar valor ao seu aprendizado e à sua experiência de trabalho.

Vamos supor que você tenha uma graduação, mas ainda não tenha uma especialização. Então, dá para pensar em mestrado ou doutorado, por exemplo. E isso vai te ajudar a ser um profissional universitário, com experiência e formação.

Não é raro encontrar oportunidades no mercado para quem atuou na prática e agora quer ser professor de faculdade. Isso porque os alunos exigem o conhecimento além da teoria, eles querem aprender na prática e só quem passou por isso, sabe.

3 – Esteja preparado

Outro diferencial para escolher uma nova carreira é estar preparado para o que der e vier, inclusive, para os preconceitos, já que entrar em uma nova carreira após os 50 anos pode gerar algumas desvantagens também.

Os desafios vão acontecer de forma inesperado e quanto mais preparado você tiver, melhor vai se sair. Então, sempre tenha bons conselheiros ao seu lado, afinal, nunca é tarde para aprender e nunca se sabe o bastante sobre tudo, mesmo com a experiência.

Tenha em mente que pode acontecer casos discriminatórios durante a classificação e a contratação das empresas. Atente-se aos anúncios de vagas abertas também, que quase sempre são para pessoas jovens e todo esse tipo de teoria que ainda existe no país.

E, por fim, considere que mesmo se tudo der certo, pode ser que você seja visto com maus olhos durante seu trabalho por ser uma pessoa “menos avançada em tecnologia”. Então, nada melhor do que estar preparado para provar o contrário.