3 dicas para voltar ao mercado de trabalho

O desemprego é uma realidade no Brasil. Mas, neste ano, muito se fala em recuperação da economia e, obviamente, em aumento das vagas de emprego e das contratações também. Para quem está fora do mercado, o sonho de voltar ao trabalho pode se concretizar.

Por isso, separamos algumas dicas para você que está nessa situação e quer estar preparado para quando esse momento chegar. Considere que existem diferenciais que podem ser importantes para você nos novos processos seletivos. Confira!

3 dicas para voltar ao mercado de trabalho

1 – Nunca pare de estudar

Se você está desempregado tem um motivo muito essencial e especial para continuar os seus estudos. Seja aqueles que estavam parados há algum tempo ou um novo curso de especialização, por exemplo.

Ah, e antes que você diga que não tem dinheiro para isso porque está desempregado, saiba que o Senac e o Senai oferecem, anualmente, cursos gratuitos e muitos nem exigem mais do que o ensino médio completo.

Além disso, esse pode ser o momento ideal para você começar aquele curso de inglês que sempre quis fazer. Ou seria o de informática? São muitas as possibilidades e você não precisa gastar dinheiro com isso, basta optar pelas opções gratuitas.

2 – Seja organizado com o seu tempo

Não é porque você está desempregado que a sua vida tem que ser uma bagunça, está bem? O ideal é manter-se organizado e dividir o tempo em prioridades.

Por exemplo, você deve ter um tempo diário para a busca de empregos e novas oportunidades. Isso pode ser feito nas redes sociais, em visitas as lojas de shoppings, em reuniões e palestras gratuitas – o networking é uma excelente dica!

Além disso, você tem que ter aquele tempo para estudar, que falamos no tópico acima. E também para se preparar para as novas entrevistas de emprego que vão surgir. E até mesmo as visitas as agências de emprego, de recrutamento, de Recursos Humanos, etc.

3 – Esteja preparado para a oportunidade

Você se especializar com os cursos gratuitos é sim uma forma de estar preparado para quando a chance aparecer. Só que você precisa ir além disso, tá bom? Deve estudar as empresas que estão contratando e se dispor a encarar os desafios.

Hoje em dia dá para pensar em possibilidades como o trabalho voluntário, que costuma pesar muito no currículo de qualquer pessoa. E você pode passar parte do tempo ajudando pessoas sem cobrar nada, mas visando a experiencia, por exemplo (lembre-se de ser organizado com o seu tempo).

Outra dica sobre estar preparado é justamente se atualizar sobre os vários temas do país, os vários setores e não ficar a mercê apenas de um único cargo ou profissão. Hoje em dia, com a internet e tecnologia, você deve conhecer assuntos diversos.

Então, independente da sua área de atuação, saiba, ao menos, usar ferramentas digitais e saiba como elas agregam valor para uma empresa. Esse pode ser o seu diferencial na hora de encontrar um emprego.