3 dicas para aumentar a produtividade de quem estuda e trabalha!

Os trabalhos da faculdade começaram a ser entregues com atraso? O seu patrão começou a reclamar da demora na entrega dos relatórios? A sua noite de sono não está tão boa como era antigamente? Afinal, como conciliar estudo e trabalho?

De fato, estudar e trabalhar ao mesmo tempo não é uma das tarefas mais fáceis que se tem hoje em dia. Ainda mais quando levamos em conta que isso requer uma grande dedicação de investimentos em tempo e dinheiro. Mas, há dicas para que essas atividades aconteçam sem comprometer uma a outra.

3 dicas para aumentar a produtividade de quem estuda e trabalha!

Fizemos uma seleção de 3 dicas importantíssimas, que são recomendadas por diversos profissionais da gestão de pessoas, para quem trabalha e estuda ao mesmo tempo. A ideia é aumentar a produtividade sem deixar para trás itens importantes, como a saúde.

1 – A Organização

Quando se fala em trabalho e estudo, a organização é tudo de bom. Agora, quando se fala em ambos juntos, aí ela se torna praticamente essencial. E começa desde cedo, na hora de organizar os horários mesmo.

A dica aqui é ter um calendário que seja flexível para você: entre o estudo, o trabalho, a vida pessoal. Sim, a vida pessoal tem que estar no meio mesmo porque, você vai ver abaixo, a saúde tem que ser considerada, com exercícios físicos e uma boa noite de sono.

Outro conselho dos especialistas é criar uma rotina. Isso ajuda muito porque no decorrer do ano, o cérebro acostuma e acabamos criando hábito. Sabemos a hora de ir dormir ou de ir para a caminhada, por exemplo.

2 – A Saúde

Nada vai adiantar você aumentar a sua produtividade se a sua saúde não vai bem. Portanto, a saúde é um dos temas a serem considerados sempre. Dormir bem é questão de saúde, então, dê um jeito de organizar a sua vida considerando isso.

Por exemplo, uma boa dica é ter sempre horas certas para o descanso. Durante a noite, a regra é dormir, no mínimo, 8 horas. E, sempre que possível, um cochilo de, ao menos, 1 hora durante o dia pode te fazer muito bem.

O pensamento de que “ficar sem dormir hoje não vai afetar meu dia amanhã” é o maior erro que se pode cometer na hora de organizar a vida profissional com o estudo. O sono afeta tudo isso. Aliás, praticar exercícios também deve estar na sua rotina.

3 – A Motivação

Apesar de não ser fácil conseguir conciliar essas 2 fases da vida, saiba que ela é passageira ou, mais do que isso, ela costuma valer muito a pena. Então, sempre tenha motivação para continuar e não desistir no meio do caminho.

Se dê motivos para fazer isso: ter um bom emprego, passar no concurso público ou realizar o sonho de ter uma família feliz? Alguma coisa deve ser importante e ser a sua motivação diária, ok?

E, mesmo antes de entrar nessa vida, você já sabia que a luta seria dura, não sabia? Então, mostre-se um lutador e um vencedor porque sim, você pode chegar no topo da montanha em breve. Persistir é muito mais importante do que você imagina!